'2º Folclorando' tem participação do Grupo Parafolclórico de Pirassununga

16 Ago 2018

O "2º Folclorando" vai contar com apresentações do Grupo de Danças Parafolclóricas de Pirassununga, durante o sábado (18) e domingo (19), na Praça da Bíblia. A atração convidada levará ao palco danças típicas da região sudeste, com objetivo de fomentar o resgaste das tradições do folclore brasileiro.

De acordo com a coordenadora do Grupo Parafolclórico, Maria das Graças Salgueiro, os 14 bailarinos apresentarão um módulo completo de danças. "Levaremos o vilão de fitas, café, quadrilha, tamboril, cana verde de passagem, pau de fitas, balainha e bambu, que refletem a tradição da região sudeste", contou.

O grupo já tem mais de 10 anos de tradição e possuí mais de 35 coreografias do folclore das cinco regiões brasileiras em seu repertório. "A dança para folclórica é diferente da dança folclórica porque é criada por bailarinos profissionais inspirados no folclore", ressaltou Graça.

As danças elaboradas pelo grupo têm como base de pesquisa os livros "Danças Miúdas do Folclore Paulista" e "Danças Folclóricas Brasileiras", ambas obras da escritora Maria Amália Corrêa Giffoni.

Com grande expectativa para o Folclorando, Maria destaca o intuito da participação no festejo. "Nosso grupo quer enraizar as tradições populares, gestos, passos, que podem ter grande antiguidade deixando o contato das novas gerações com várias culturas em forma de comunicação e muita dança", finalizou a coordenadora.

MAIS - No sábado (18), o grupo se apresenta três vezes: duas no período da tarde e encerra à noite. Diferentemente, no domingo (19), os dançarinos só se apresentam uma vez pela tarde.



Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário