Acessibilidade

Alunos dos CEAMs participam de Oficinas de Criação Musical

28 Ago 2019

Foi brincando com o som dos pés batendo no chão e do toque das mãos no corpo que os alunos dos Centros de Arte e Movimento (CEAMs) iniciaram nesta quarta-feira (28) as Oficinas de Criação Musical, que serão realizadas em nove encontros, no Centro Cultural de Campo Limpo Paulista. Ao final do curso, em outubro, eles farão uma apresentação no 'Folclorando'.

São 60 alunos, dos quatro CEAMs  - 15 de cada unidade - participando da novidade, que foi possível por conta do projeto 'Campo Limpo Paulista - Campo Aberto para a Cultura' do prefeito dr. Japim Andrade, que abriu um edital para projetos de artistas da cidade e região para diversas atividades. Ao todo, foram 24 inscritos e nove selecionados. "O objetivo dessa oficina é a educação em período integral, que amplia a possibilidade de conhecimento das nossas crianças", destacou o secretário de Educação Wilson Caveden, frisando que os CEAMs funcionam de maneira importante no contraturno escolar. O diretor de cultura, Marcos Pardim, também idealizador do edital, também acompanhou a primeira aula da oficina. 

A coordenadora dos CEAMS, Alessandra Andrade, destaca que as oficinas são uma oportunidade para que os alunos complementem o que já aprendem no dia a dia nos cursos que fazem nos Centros de Arte e Movimento. "É uma atividade que vem para agregar. Aqui eles aprenderão um pouco sobre percussão e como usar o corpo como instrumento." 

Quem marcou  presença na primeira aula elogiou. "Achei muito legal a oficina e também essa integração entre os alunos de todos os CEAMs", disse o aluno do CEAM Monte Alegre, Renan de Almeida. Assim como ele, Kauã Domingos de Lima, também do CEAM Monte Alegre, aprovou a novidade. "É a primeira vez que participo de uma aula de percussão e estou achando muito bom. Faço teatro e quero aprender cada vez mais."

As aulas são ministradas pelo professor de música e compositor João Fernandes; pelo pesquisador de cultura brasileira e compositor Henry Duranti; e pelo percussionista Cássio Soares. 

OS CEAMS - Os Centros de Arte e Movimento de Campo Limpo Paulista atendem crianças, jovens e adultos na Vila Ipê, Monte Alegre, São José e Botujuru em cursos gratuitos  de balé, teatro, capoeira, breaking, pilates, flauta, violão, violino, ginástica alternativa, jazz, jiu-jitsu, desenho, artesanato, musicalização infantil, canto inglês e outros. O projeto saltou de 400 alunos de 2016 para mais de 4.500 em 2017. "A ideia é ampliar essa proposta cada vez mais. É um projeto que só agrega à vida da população campolimpense", explica o prefeito dr. Japim Andrade. 


Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário