Aulas gratuitas de hidroginástica têm mudado vidas

31 Jan 2019

A moradora do bairro São José 2, Edna Rubin, de 47 anos, não esconde o sorriso ao frequentar há dois anos as aulas de hidroginástica oferecidas gratuitamente pela Prefeitura de Campo Limpo Paulista. Diagnosticada com artrose e desgaste na coluna, Edna já vê resultados positivos da prática esportiva no seu dia a dia.

"Eu me sinto bem melhor agora. A hidroginástica tem me ajudado na locomoção e eu tenho até mais fôlego para as atividades diárias", conta Rubin.

Não diferente, mãe e filha, Marlene Galves, de 66 anos e Elisabete Pereira, de 47 anos, ambas moradoras do bairro Parque Internacional, comemoram a recuperação de enfermidades. "Tenho duas próteses, uma em cada perna e só posso fazer atividades físicas de baixo impacto. Não teria condições de pagar uma academia de hidroginástica, mas aqui encontro o que preciso e de graça, além de fazer junto com minha filha que também tem problema na coluna", disse Marlene.

As aulas gratuitas de hidroginástica contemplam, atualmente, sete turmas com um total de 500 alunos. O Complexo Esportivo Central ainda atende mais 460 alunos de natação, além de turmas específicas aos idosos que totalizam 180 alunos. Para o prefeito dr. Japim Andrade, o investimento na área esportiva é importante para levar mais saúde à população.

"Quando se tem a preocupação em oferecer esporte e lazer de qualidade à população, isso reflete no bem-estar dos munícipes. O esporte é uma das áreas que mais beneficiam a saúde e pretendemos aumentar ainda mais o alcance das atividades oferecidas gratuitamente", salientou o chefe do Executivo.

O Secretário de Esportes e Lazer, Antônio Ortega, reforça que as atividades das piscinas foram remanejadas para atender cada vez mais alunos e com qualidade. "Desde 2017 dobramos a quantidade de vagas paras os esportes aquáticos e estamos chegando a 1.200 vagas preenchidas. Temos alguns projetos e também queremos abrir as piscinas de fim de semana para os alunos poderem ter atividades extras."

MAIS - Sempre disposta e muito atenciosa, a professora de hidroginástica, Sara Salgado, diz que a atividade é uma das melhores para se praticar. "Muitos alunos chegam aqui com medo da água ou por indicação médica e são um pouco tímidos, mas com o tempo todos se soltam e interagem, porque além dos benefícios físicos a 'hidro' também possibilita uma maior interação social", destaca a educadora.

Na natação, o coordenador do Complexo Aquático, Márcio Rita, enfatiza que tudo tem planejamento. "Nossos alunos entram na natação e seguem as quatro etapas: adaptação, aprendizagem, aperfeiçoamento técnico e equipe de treinamento. No último nível, treinam para competições internas e externas."


Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário