Campo Limpo Paulista 53 anos: esporte que muda vidas

19 Mar 2018

Quem olha para Lourdes Maria da Cunha, a Lurdinha, de 59 anos, não imagina que ela já passou por momentos complicados por conta da depressão. A energia contagiante e a gargalhada marcante ofuscam um passado não tão feliz, que contou com um desfecho positivo graças às práticas esportivas oferecidas gratuitamente pela Prefeitura de Campo Limpo Paulista, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer.

Moradora do bairro Monte Alegre há 41 anos, ela conta que a doença veio sem razão aparente. "Eu estava vivendo e de repente me vi em depressão. Não tinha animo para nada. Não sentia mais nada", revela.

Após insistência do marido e dos filhos, Maria decidiu procurar ajuda em atividades físicas antes de partir para tratamentos clínicos. "Eu era acompanhada por um clínico geral, mas não precisei tomar medicação. Não foi necessário", afirma.

Hidroginástica, alongamento e caminhada hoje são os alicerces da saúde de Lurdinha. "Quando eu encontrei o esporte não imaginava o efeito que ele teria em minha vida. Hoje pratico as atividades físicas, tenho minhas amigas que são companheiríssimas e amo minha professora da hidro que me ajudou muito".

O prefeito dr. Japim Andrade frisa que ações esportivas gratuitas, bem como a hidroginástica, são oferecidas pela Prefeitura para dar mais qualidade de vida aos campolimpenses. "Nossa cidade completa agora 53 anos e essas ações mostram o esforço do poder público em oferecer o melhor lazer aos seus cidadãos", salienta o chefe do Executivo.

APOIO - Para a educadora física, Sara Salgado, que ministra as aulas de hidroginástica, o caso de Lourdes é mais um dos inúmeros que o esporte protagoniza. "Fazer uma atividade física libera os hormônios do prazer no organismo, o que auxilia no tratamento de doenças como a depressão, insônia e estresse", salienta.

Sara também destaca que a parceria e proximidade das alunas é um dos segredos para tornar a atividade física mais prazerosa. "A amizade delas é muito bonita. Elas riem, conversam e me conquistam cada dia mais nesta fraternidade", finaliza a professora.

MAIS - A Secretaria de Esportes e Lazer atende cerca de 5 mil praticantes por ano com atividades de quadra e programas gratuitos, como: pista de caminhada, Grupo de Emagrecimento, Yoga, ginástica, Mexe Ritmos, Centro de Convivência do Idoso, Campeonato Amador de Futebol e escolinhas de práticas às crianças.

Além disso, nas modalidades aquáticas, o Esporte campolimpense ampliou o número de vagas em 2018. "Nós remanejamos as turmas e organizamos todo professorado para melhor atender à população. De 825 alunos contemplados em 2017, saltamos para 1051 neste ano", salienta o secretário de Esportes e Lazer, Antônio Ortega. Do montante de praticantes atendidos em 2018, 563 alunos são da modalidade natação e 488 da hidroginástica.

Outra conquista do Esporte foi a retomada dos Jogos Escolares em 2017, que envolveu oito escolas de Campo Limpo Paulista, entre públicas e privadas. Os jogos movimentaram mais de 1,2 mil crianças.


Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário