Acessibilidade

Coronavírus: instruções e prevenção

27 Fev 2020

Com a confirmação do primeiro caso de Coronavírus em São Paulo, a Prefeitura de Campo Limpo Paulista, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, reforça algumas informações sobre a transmissão e prevenção da doença.

O 'Coronavírus' é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do Coronavírus (SARS-CoV-2) foi descoberto em 31 de dezembro de 2019, após casos registrados na China.

As investigações sobre as formas de transmissão do Coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação é de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação se dá por gotículas respiratórias (cerca de 1 metro) ou qualquer contato humano de toque, bem como: aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

 

Os principais sintomas são: febre, tosse e dificuldade para respirar. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios - aspiração de vias aéreas ou indução de escarro. Caso haja casos na cidade, o município aciona o Grupo de Vigilância Epidemiológica Região de Campinas, que em seguida aciona o hospital de referência no Estado de São Paulo, o Instituto de Infectologia Emílio Ribas. 

 

PREVENÇÃO
Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

- Evitar contato próximo com pessoas doentes;
- Ficar em casa quando estiver doente;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

 

Mais informações podem ser encontradas diretamente no site do Ministério da Saúde. 

Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário