Cultura proporciona capacitação à criação de projetos 'Proac'

26 Abr 2017

A noite desta quarta-feira (26) proporcionou aos artistas e interessados no ramo cultural uma capacitação aos editais Proac e Proac ICMS da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. A Câmara Municipal de Campo Limpo Paulista foi palco do curso com plateia de representantes das mais diversas vertentes artísticas.

No início da palestra, a consultora cultural, Antonieta Dertkigil, explanou a diferença entre os tipos de 'Proac' e a intenção de cada programa às propostas culturais no Estado de São Paulo. "O Proac edital sai todo ano e contempla diversas áreas artísticas, ele seleciona os melhores projetos. Já, o Proac ICMS avalia os projetos para arrecadação de 3% sobre o imposto de empresas contribuintes à realização das propostas culturais", salientou.

Para a coordenadora de Cultura, Dedé Lenk, a iniciativa vem de encontro com as reivindicações da cena artística do município. "Nossos artistas e produtores culturais apresentaram esta demanda ao prefeito dr. Japim e trouxemos a palestra para sanar às dúvidas quanto a viabilização do Proac", destacou Lenk.

Após a apresentação, Antonieta que de 2011 a 2016 foi diretora do Centro de Editais Proac e Pontos de Cultura, na Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, abriu espaço para perguntas e respostas. "O principal conselho para os preponentes é ler e reler todo edital e instruções repassadas pela Secretaria de Cultura através do portal cultura.sp.gov.br, o qual pré-dispõe toda articulação às inscrições e norteio dos projetos", finalizou.

A atriz e representante do Coletivo Primeiro de Abreu, Mariana Menezes, participou ativamente da capacitação. "Foi um momento de refinamento de informações. Muito rico e produtivo", disse a jovem interessada. Ela ainda completou. "Um momento importante para os futuros projetos do Coletivo Primeiro de Abreu e para aprimoramento dos particulares que já executo", comentou.

Participaram também o secretário de Educação, Thiago Cozzolino; a vereadora, Cristiane Damasceno e o presidente da Câmara Municipal, o vereador, Denis Braghetti.

Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário