Febre amarela: atenção

11 Out 2017

Quem reside nos bairros Núcleo Industrial, Jardim Marchetti, Jardim São Conrado, Jardim Santa Catarina, Monte Alegre e Corcovado deve ter notado que a equipe SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias) está fazendo aplicação de inseticida na região. O trabalho será concluído nesta quarta-feira (11).

"Para o inseticida matar os mosquitos é importante que os moradores abram as portas e as janelas, deixem as luzes acesas, mexam nas cortinas e móveis para fazer os insetos saírem. A ação é segura para a saúde dos humanos e animais", explica a veterinária da Vigilância em Saúde, Roberta Assalin Fernandes, ressaltando que pessoas doentes e idosos devem ficar em cômodos fechados.

A ação é preventiva e está acontecendo na região na qual um macaco foi encontrado morto e diagnosticado com febre amarela. Vale lembrar que este é o primeiro caso registrado em Campo Limpo Paulista e não há registros de febre amarela em humanos no município.

A veterinária explica que a doença no ciclo silvestre é transmitida por meio da picada do mosquito ?Haemogogus?. Já na área urbana, ela vem através de um velho conhecido da população, o Aedes Aegypti, mesmo transmissor da Dengue. "Por isso, todos os cuidados são essenciais. Não deixem água parada, mantenham os quintais limpos", explica ela, que recomenda o uso de repelentes.

Com relação aos macacos, a veterinária pede que a população não mate os animais, que são de extrema importância para o monitoramento da circulação do vírus. "Uma vez observado um animal morto ou doente, comuniquem imediatamente a Coordenadoria de Vigilância em Saúde para o conhecimento e mapeamento destas áreas. Além disso, matar esses animais é considerado crime ambiental pelo artigo 29º da Lei 9.605/98."

VACINA - Começa nesta sexta-feira (13) uma força-tarefa para a vacinação contra a febre amarela em Campo Limpo Paulista. Entre às 8h e 17h, os munícipes podem comparecer ao Ambulatório Central.

Existem restrições no caso de alérgicos a ovo, gestantes, mulheres amamentando e pessoas acima de 60 anos, por isso é necessário se informar na unidade sobre a possibilidade de vacinação nesses casos.

Quem já tomou a dose, não precisa tomar novamente.

HORÁRIO ESTENDIDO - As Unidades de Saúde do São José, Botujuru e Central funcionarão, a partir de segunda-feira (16), das 17h às 20h, exclusivamente para a vacinação contra a Febre Amarela.

Além dessas medidas para proteger a população de Campo Limpo Paulista, durante os finais de semana algumas equipes estarão realizando o trabalho de casa em casa em bairros rurais, a fim de buscar novas pessoas que ainda não foram imunes.

O telefone da Vigilância em Saúde é o (11) 4039-8711.

Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário