Acessibilidade

'Hiperdia' é marcado por conscientização na UBS Botujuru

03 Abr 2019

A tarde de quarta-feira (3) foi de conscientização na Unidade Básica de Saúde Botujuru, em Campo Limpo Paulista. O 'Hiperdia' reuniu pacientes para um bate-papo para lá de especial sobre diabetes e hipertensão.

A médica Ingrid Menezes Albuquerque falou sobre mudanças no estilo de vida, com a inclusão de atividades físicas e hábitos alimentares saudáveis no cotidiano. Os enfermeiros da unidade aferiram a pressão e índice de glicemia dos presentes. "O autocuidado é importante", frisou a médica. 

A diabetes pode provocar, por exemplo, a retinopatia, uma lesão nos vasos da retina, que pode evoluir para a cegueira. Outro ponto da doença é a possibilidade de nefropatia diabética, que prejudica os rins e pode levar o paciente a necessitar de hemodiálise. A médica falou também dos casos em que ocorre a amputação do pé.  "A gente precisa chamar a atenção para isso para que os pacientes entendam que o momento de prevenção é agora", destacou.  

Sobre atividades físicas no cotidiano, a médica comentou que, para começar, o ideal é se movimentar cerca de 30 minutos pelo menos três vezes por semana. De acordo com ela, o Ministério da Saúde preconiza cinco vezes na semana, por meia hora. "É possível chegar lá. A mudança de hábitos não é fácil, mas tudo na nossa vida é uma escolha."  Sobre a alimentação, ela destacou que dietas extremamente restritivas também não são adequadas. "É preciso fazer tudo com equilíbrio."

A nutricionista Flavia Saito falou aos pacientes sobre os problemas relacionados ao consumo excessivo de sal e plantas como alternativa à prevenção e auxílio à medicação alopática.

Entre os presentes estava a moradora do Botujuru, Salete Antônio dos Santos, que tem pressão alta e elogiou a iniciativa. "Eu estava na UBS e fui informada pelas funcionárias sobre a ação de hoje. Achei muito bom. Informação nunca é demais." Assim como ela, Lasmi dos Anjos, também aprovou. "Felizmente não tenho pressão alta e nem diabetes, mas é sempre bom conhecer sobre os temas."

Os presentes apreciaram ainda um lanche, feito com diversos itens saudáveis.

 

       

Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário