Acessibilidade

Leptospirose: confira dicas de prevenção

15 Mar 2019

Os primeiros meses de 2019 têm sido marcados por chuvas intensas no município. Só em fevereiro, de acordo com a Defesa Civil de Campo Limpo Paulista, foram 330 milímetros de água. Em março, o registro foi de 90 milímetros nos primeiros 15 dias. Por isso, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, preparou dicas para que os munícipes fiquem atentos durante esse período e se protejam da leptospirose.

A doença, que não teve registros recentes na cidade, pode ser muito grave e levar à morte e é causada por uma bactéria presente na urina de rato. A contaminação ocorre partir do contato das pessoas com áreas alagadas por água da chuva, de rios e até durante a limpeza de caixas d?água e fossas contaminadas por urina de ratos.

Os sintomas aparecem em média de uma a duas semanas após esse contato e entre eles está a febre alta e dor de cabeça, dores no corpo ou nos músculos, principalmente na panturrilha; náuseas, vômitos, cansaço, tosse, pele alaranjada, olhos avermelhados, sangramentos e alterações renais.

A orientação é de que a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou o Hospital de Clínicas sejam procurados imediatamente. Além disso, o paciente não deve tomar medicamentos por conta própria. Como os sintomas são semelhantes aos de outras doenças, é importante dizer ao médico sobre o contato recente com enchentes ou locais possivelmente contaminados pela urina do rato.

DICAS Para se proteger, é necessário evitar contato com água de enchente ou lama. Após as chuvas, é importante sair o quanto antes do local alagado. Nessas situações é sempre bom usar calças compridas, botas e luvas. Após as águas baixarem, é essencial fazer a limpeza da área afetada e dos materiais que entraram em contato com as mesmas. Pisos, paredes e bancadas devem ser lavados com água sanitária e sabão, desinfetando em seguida com água sanitária (hipoclorito de sódio a 2,5%), na proporção de 400 ml (dois copos americanos) desse produto para cada balde de 20 litros com água limpa. Deixe agir por 30 minutos.

Também é necessário jogar no lixo alimentos e medicamentos atingidos pela enchente.

Proteger a casa de ratos é importante. Por isso, entre as dicas está não deixar comida exposta à noite; retirar, acondicionar e descartar o lixo no local adequado; fechar frestas e ralos, Ratos adultos passam por vãos de 1,5 centímetros.

 

Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário