Município atinge 43,97% de cobertura da vacina contra a Influenza

06 Mai 2019

Campo Limpo Paulista chegou a 43,97% de cobertura na Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. No último sábado (4) foi realizado o 'Dia D' com bom publico. As doses seguem sendo aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde, exceto Vila Marieta e Jardim Europa,  até o dia 31 de maio.  

O público que mais se preveniu até o momento foi o das puérperas, mulheres até 45 dias após o parto. Cerca de 74,81% delas já foram imunizadas. Já as gestantes ainda estão em menor número, com 37,15%.

O prefeito Dr. Japim Andrade destacou a importância da prevenção, principalmente nos grupos que são prioritários na Campanha. "A gripe, historicamente, pega pessoas de todas as idades. No entanto, idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas são mais suscetíveis à doença. Por isso a prevenção é essencial."

ATENDIMENTO -As Unidades Básicas de Saúde atendem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 15h. O grupo prioritário inclui crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto).  Também podem comparecer os profissionais da área da saúde; pessoas com 60 anos ou mais; professores das escolas públicas e privadas com identificação; e portadores de doenças crônicas. Também foram incluídos os policiais civis, militares, bombeiros, membros das Forças Armadas, desde que comprovem estar em atividade atualmente.

MAIS - A estratégia de vacinação tem como objetivo minimizar a ocorrência da doença, as internações e óbitos atribuíveis ao vírus Influenza nos grupos mais vulneráveis. Em Campo Limpo Paulista o principal alerta é para o primeiro grupo prioritário a ser vacinado. Em 2018, só 54,72% das crianças e 59,88% das gestantes compareceram às Unidades Básicas. 

IMPORTANTE - A vacina é contraindicada para casos de reação anafilática em dose anterior; história de anafilaxia à proteína do ovo e reação a qualquer componente da vacina. É essencial conversar com os enfermeiros sobre históricos anteriores. 

 

Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário