Acessibilidade

'Na Pista Certa' aborda conscientização no trânsito a crianças da rede municipal

05 Ago 2019

Apesar da tarde fria desta segunda-feira (5), a animação foi garantida na EMEF Nair Ronchi Marchetti com o programa "Na Pista Certa", proporcionado gratuitamente pela "Fundacion Mafra". Na oportunidade agendada via Departamento de Trânsito e Transportes, as crianças da rede municipal de ensino puderam prestigiar um teatro educativo, além da participação em percurso sinalizado para conscientização no trânsito.

A menina Ana Beatriz e sua amiga Letícia Fernandes, ambas com 9 anos, se divertiram com o momento. "Eu amei. Gosto muito de andar de bicicleta e o teatro então, me fez dar muita risada", disse Beatriz. Para Ana, o momento preferido foi ter uma escapada divertida fora do ambiente escolar. "O legal é que a gente aprende brincando com as histórias e na pista. As tias que nos ensinaram o caminho são muito bacanas", contou.  

O programa se estende até a sexta-feira (9) e atenderá todos os 4º anos das escolas municipais, totalizando cerca de 1500 alunos contemplados, além dos 600 alunos de todas as séries da unidade Marchetti. Para o prefeito, dr. Japim Andrade, atrair projetos como este, que incentivam a educação e cidadania aos pequenos é uma das preocupações da gestão.

"Sempre queremos que nossas crianças estejam em segurança. Com a iniciativa gratuita, visamos que os alunos aprendam uma pouco mais sobre mobilidade e até repassem as informações para pais e outros responsáveis que usufruem do trânsito", salientou o chefe do Executivo.

De acordo com o coordenador do programa "Na pista Certa", Renato Ribeiro, o objetivo do percurso e atividade teatral com a carreta instalada na cidade é de levar conscientização. "Após participar do programa a criança fica atenta ao ambiente social do trânsito. Passa a compartilhar seus conhecimentos, além de se transformar em um cidadão melhor, porque desde da infância já foi inserido em um contexto de respeito", frisa Ribeiro.

Ele também ressalta. "A Fundacion Mafra está alinhada com os objetivos da ONU  no que se trata da Prevenção no Trânsito. O projeto quer combater a cada dia a triste estatística do Brasil de 48 mil mortes anuais no trânsito", finalizou Renato.

GRATUIDADE - A população poderá levar às crianças para participarem do programa no sábado (10), das 8h às 12h. Há bicicletas equipadas com rodinhas apoiadoras.

Participaram da abertura oficial, o diretor de Trânsito, Jones Vandega; o coordenador de Trânsito, Adroaldo Pereira Santos; Equipe da Secretaria de Educação; o diretor territorial da Mafre, Ricardo José de Souza e o Gerente da Unidade Mafre Sucursal Jundiaí - Anhangabaú, Richard Verinaud Brotto.



Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário