Outubro Rosa: palestras conscientizam nas Unidades Básicas

24 Out 2018

A manhã desta quarta-feira (24) foi de aprendizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Europa. A exemplo de outras UBSs, o espaço serviu para conscientização, em mais uma palestra da programação do 'Outubro Rosa'. Dessa vez, o tema abordado foi o câncer de colo de útero.

A médica Beatriz Munive Perez falou sobre causas, sintomas, diagnóstico e prevenção. Além disso, frisou que a doença atinge, principalmente, mulheres  de 25  a 64 anos. "Entre os fatores de risco que favorecem o aparecimento da doença estão sexo desprotegido com múltiplos parceiros; histórico de Doenças Sexualmente Transmissíveis, como o HPV; idade precoce da primeira relação; má higiene íntima; e tabagismo."

Segundo ela, entre os principais sintomas estão hemorragia anormal, anemia, corrimento persistente de cor amarela ou rosa e com forte odor, dor pélvica, dor ao urinar, perda de peso e urinar com muita frequência. "A detecção do câncer de colo de útero acontece por meio de exame Papanicolau, que pode ser complementado por uma colposcopia, na qual é feita a biópsia para confirmar o diagnóstico." 

Quem estava na UBS aprovou a palestra. "É importante tocar no assunto e conscientizar a população", comentou Ana Maria da Silva Faria. Assim como ela, Asunta Vizalla também elogiou. "Não faço exames preventivos há algum tempo e foi importante saber como eles são essenciais para o diagnóstico."

De acordo com a médica Beatriz, toda mulher com vida sexualmente ativa deve realizar o papanicolau anualmente e, após dois resultados negativos, o intervalo passa a ser de três em três anos.

Campo Limpo Paulista tem na rede de saúde tanto o Papanicolau quanto com a Colposcopia. Para agendar, basta passar em consulta com o ginecologista. Além disso, as mulheres também podem agendar exames de mamografia nas UBSs.

OUTUBRO ROSA - A programação do Outubro Rosa prossegue nos próximos dias. Nesta quinta-feira (25) é a vez da roda de conversa sobre Prevenção ao Câncer de Mama na UBS Botujuru. No mesmo dia, às 13h, será realizada uma vídeo aula e palestra sobre prevenção ao Câncer de Mama e Câncer de Colo de Útero na UBS Pau Arcado.

Também dia 25, às 14h, acontece a Palestra Prevenção ao Câncer de Mama da UBS São José.

No dia 26 começa o grupo de prevenção da UBS Botujuru, às 13h. O mês especial se encerra n dia 30 de outubro, às 8h30, ocorre uma Roda de Conversa com gestantes sobre amamentação, na UBS Vera Regina. 

 

   

Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário