Pais participam da construção do novo currículo da Educação

20 Out 2018

Afinal, qual educação os pais desejam para os filhos? Essa foi a grande questão da Conferência realizada neste sábado (20), pela Secretaria de Educação, na EMEF Dr. Francisco Monlevade, com pais de alunos das escolas municipais. O evento contou com a presença do prefeito Dr. Japim Andrade; do secretário de Educação, Ronaldo Pereira;  e do professor doutor José Renato Poli.

O encontro faz parte da construção do currículo da rede de ensino, que está chegando à reta final. O próximo passo, no dia 31 de outubro, é dar voz aos grandes protagonistas de toda essa construção: os alunos, que falarão sobre o que desejam para as escolas nas quais estudam. Em seguida, todo o trabalho realizado em conjunto entre funcionários da rede e comunidade será colocado em um documento, que será apresentado à população, em evento aberto, em 15 de dezembro.

Os pais que participaram da Conferência elogiaram a iniciativa. "Temos a obrigação de participar da vida escolar dos filhos e esses momentos são importantíssimos. Ter a oportunidade de opinar faz toda a diferença", comentou Cledson Araújo Silva, que tem um filho estudante da EMEI Ana Justino Ferreira Neri. Assim como ele, Daniela Fernandes, que tem dois filhos na EMEF Estância Figueira Branca, tirou um saldo positivo do encontro. "Saio daqui com uma ideia muito positiva e esperançosa. Pude opinar e ouvir o que os outros pais têm a dizer."

Entre as sugestões dos pais, estão a inclusão de novas disciplinas, novas oficinas e projetos, família na escola, aulas sobre bom uso da tecnologia, reformas e melhorias, conteúdos lúdicos e criativos, trabalhar valores, valorização da leitura, explorar potencialidade de alunos, entre muitos outros itens, sugeridos separadamente por cada segmento da Educação.

O prefeito dr. Japim agradeceu aos pais pela participação e ressaltou a importância do momento. "Estamos entre os 10% dos municípios brasileiros que já estão trabalhando para entregar o novo currículo ao Ministério da Educação. Fizemos isso de maneira participativa e democrática."

O secretário de Educação, Ronaldo Pereira, apresentou dados sobre a Educação na cidade e lembrou que o novo currículo estará na rede a partir de 2019. "O trabalho tem sido intenso, ao lado de professores, gestores, funcionários da rede, pais e logo mais com os alunos. O prazo do Ministério da Educação para a entrega desse documento é até 2022 e nos antecipamos. O trabalho que fará a diferença na educação municipal."

MAIS - O lema do currículo de Campo Limpo Paulista é 'Cidade que educa, currículo que acolhe, escolas que humanizam' e o professor doutor José Renato Poli falou um pouco sobre o assunto. "Traduz a ideia do que se pretende para o currículo da cidade. A cidade que educa envolve a comunidade como um todo." Ele destacou ainda que o acolhimento na rede ele deve ocorrer em todos os sentidos. "É no trato com as crianças, no respeito, acolhimento psicológico e afetivo, no conhecimento e no amor." 

 

           

Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário