Acessibilidade

'Parto urgente' é tema de capacitação com equipes do Serviço de Ambulância

29 Mai 2019

A manhã desta quarta-feira (29) contou com uma capacitação aos funcionários do Serviço de Ambulância de Campo Limpo Paulista, na sede da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), sobre o tema "Partos de urgência e cuidados com recém-nascidos". A conversação foi mediada pela professora de enfermagem da Escola Técnica de Campo Limpo Paulista (ETECAMP), Rita de Cássia Bezerra.

Para o prefeito dr. Japim Andrade, o momento de trocas de experiências favorece na hora das emergências. "Sei bem como é o dia a dia destes guerreiros. Estar preparado para qualquer eventualidade é primordial para salvar vidas e nossa gestão se preocupa a cada dia em promover mais oportunidades de aprimoramento às equipes do serviço de ambulância", salientou o chefe do Executivo.   

Como início da abordagem, a palestrante convidada ressaltou que o parto é um processo natural e que pode desencadear ocorrências. "Toda gestante entrará em trabalho de parto mais cedo ou mais tarde se tudo ocorrer bem. Contudo, no meio do caminho pode haver complicações e temos de estar atentos aos sinais para que a vida da criança e da mãe sejam mantidas", disse a professora.

Ela ainda ressaltou. "O processo de nascimento de uma criança foi concebido para dar certo. A calma tem de ser mantida e é necessário que se tenha as informações de quantas gestações a mãe já teve, se ela tem histórico de patologias e se o nascimento está dentro do tempo determinado pelos médicos ou é prematuro", frisou Rita.

Durante o diálogo, outros temas foram abordados, bem como: rompimento da bolsa, condições uterinas e externas ao feto, procedimentos na unidade móvel e distinção de casos para avaliação de atendimento In Loco.

A enfermeira e coordenadora do Serviço de Ambulância de Campo Limpo Paulista, Adriana Inácio Lacerda da Silva, ressaltou que as capacitações oferecidas gratuitamente pela municipalidade preparam as equipes para urgências do dia a dia.  "Em nosso município já tivemos casos de partos em residências e também na ambulância. Com nossos funcionários reciclando o conhecimento da área podemos oferecer mais segurança às pacientes que necessitarem do atendimento."


Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário