Acessibilidade

Prescrição médica: Benzetacil não está em falta e não é indicada para todo tipo de infecção

17 Jun 2020

A Secretaria de Saúde alerta para o uso adequado de medicamentos, conforme prescrição médica. Equipes constatam que  alguns pacientes chegam com a opinião formada sobre uma medicação e nem sempre é a recomendável.

Recentemente, as redes sociais divulgaram que as unidades de saúde de Campo Limpo Paulista não tem a Benzetacil, o que não é verdade.

O Secretário de Saúde, Dr Sebastião Batista, afirma que a prescrição médica é feita avaliando o quadro clínico do paciente e nem sempre o melhor é o antibiótico que contém penicilina G benzatina, princípio ativo da Benzetacil. 

Batista explica que a Benzetacil é um antibiótico que tem uma ação restrita na prática médica, sendo indicada em um número pequeno de infeções bacterianas como sífilis, amigdalites e faringites bacterianas, impetigo e febre reumática.  O secretário também esclarece que quando há necessidade de repetir a medicação é aconselhável adotar outros medicamentos, portanto nem sempre será ministrada a Benzetacil.

Há outros tipos de infecções como pneumonia, sinusite e otite que são resistentes a Benzetacil, portanto a prescrição não é eficaz. "As pessoas chegam na unidade de saúde e pedem Benzetacil porque uma única dose normalmente resolve, no entanto ela não é eficaz para todo tipo de infecção." - explicou Batista.


Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário