Procon alerta consumidores sobre período da 'Black Friday'

22 Nov 2018

Com a chegada da intitulada "Black Friday" nesta sexta-feira (23), o Procon de Campo Limpo Paulista separou algumas dicas para os consumidores não caírem em armadilhas. De acordo com a Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, durante a "Black Friday" de 2017 foram mais de duas mil queixas registradas.

Para identificar as melhores ofertas é preciso antes fazer uma pesquisa intensa. Comparar preços em diversos site ou lojas físicas é sempre indicado. Segundo o coordenador do Procon Campo Limpo Paulista, Lindomar Macedo, todo cuidado é pouco.

"O consumidor deve pesquisar bastante e principalmente comparar o preço normal com o preço de desconto para não ser enganado. Cuidado redobrado com compras pela internet, neste período as fraudes e roubo de dados aumentam e é bom evitar clique em links recebidos por e-mail prefira entrar direto no site da loja", recomenda.

Ainda segundo a Fundação Procon-SP, todo desconto deve ser dado sobre o menor preço dos últimos 60 dias. As lojas físicas se contarem com desconto geral (por exemplo: toda a loja com 15% de desconto) ou descontos em categorias (por exemplo: todos os vinhos chilenos com 30% de desconto) são obrigadas a informar o preço original e o promocional e a ter leitor de código de barras próximo.

Os consumidores também devem ficar atentos a anúncios atrativos pelas redes sociais. Deve-se sempre desconfiar de propostas vantajosas. O Procon tem uma lista de sites NÃO recomendados para compras CONFIRA CLICANDO AQUI

MAIS - Na Black Friday, nenhum direito do consumidor está excluído. Fique atento ao agendamento de entrega e ao direito de arrependimento.

Direito de arrependimento - Artº 49 do Código de Defesa do Consumidor: O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de sete dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.

Caso precise fazer alguma queixa, o site da Fundação Procon está disponível no endereço http://www.procon.sp.gov.br/. Além disso, o Procon de Campo Limpo Paulista fica na Avenida Alfried Krupp, nº 995, Jardim América (Junto a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social). Mais informações, telefone (11) 4038-8440.

Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário