Saúde inicia grupo para quem deseja largar o cigarro

04 Out 2018

Quem deseja parar de fumar em Campo Limpo Paulista tem agora como aliado um grupo de apoio na Unidade Básica Vera Regina, com reuniões semanais aos interessados. A primeira turma deu os primeiros passos nessa jornada, que contará com quatro encontros, nesta quinta-feira (4).

Entre as participantes está Neci Juilia, de 68 anos, que fuma desde os 10 anos. "Comecei fumando cachimbo e depois fui para o cigarro. Quero parar por questões de saúde." Quem também está determinada a deixar o vício para trás é Ivonete Ferreira da Silva Proença, de 52 anos, que há cerca de 30 anos colocou o primeiro cigarro na boca. "Eu tenho um filho especial e cuido dele sozinha. Não posso deixar esse vício afetar minha saúde e preciso parar."

Se você tem histórias semelhantes pode ir até a UBS Vera Regina para se inscrever para a próxima turma. O grupo vai se reunir toda quinta-feira, 14h. O limite é de 10 inscritos por turma e todos passam por uma triagem.

De acordo com a gerente da UBS, Flávia Paranhos Domingues Buriola, a equipe da unidade foi capacitada pelo Ministério da Saúde para realizar o projeto. "Todos os pacientes receberão um manual. Além disso, trabalharemos com adesivos de nicotina e medicamentos", comentou.

A médica Saudy Mariscal falou sobre os perigos que o cigarro representa à saúde. "É um fator de risco a todas as doenças crônicas que conhecemos. Além disso, faz mal ao coração, cérebro, pulmão e rins, pois diminui a oxigenação nos órgãos e provoca diferentes patologias."

Durante o encontro, a gerente e a médica informaram ao público que o tabagismo está relacionado a mais de 50 doenças e é responsável por 30% das mortes por câncer de boca, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doença do coração, 85% das mortes por bronquite e enfisema, 25% das mortes por derrame cerebral. "O fumo passivo aumenta em até três vezes o risco do aparecimento de doenças. Além disso, sete não fumantes morrem por dia em consequência do fumo passivo", explicou Flávia.  

MAIS - A UBS Vera Regina fica na Ramiro Gonçalves Cardoso, 99, Jardim Vera Regina. 


    

Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário