Saúde inicia trabalho para zerar fila de colposcopia

29 Ago 2018

A saúde da mulher em Campo Limpo Paulista ganhou um novo e importante aliado: o exame ginecológico colposcopia. Antes realizado apenas em Jundiaí, com espera de até um ano, o procedimento agora pode ser feito na Unidade Básica de Saúde Central, com agendamento prévio nas Unidades Básicas de Saúde, por indicação do ginecologista. O objetivo é zerar a fila, que  hoje tem cerca de 40 mulheres.

De acordo com o prefeito Dr. Japim Andrade, com a verba de uma emenda parlamentar, que estava parada há mais de três anos, foi possível adquirir o colposcópio e eletrocautério, equipamentos necessários para os exames e para a eletrocauterização, quando necessária. "É um ganho enorme para a saúde das mulheres. A colposcopia  é importantíssima para a prevenção de doenças, como HPV e o câncer, por exemplo."

O secretário de Saúde, dr. Luiz Angelo Zanoti, destacou que a situação em Campo Limpo Paulista estava crítica para esse exame. "Tínhamos apenas uma vaga por mês para encaminhamentos ao Hospital Universitário. Felizmente agora mudamos esse quadro. Campo Limpo Paulista ganha em qualidade na prestação do serviço, no diagnóstico preventivo e na saúde como um todo."

Entre as mulheres que aguardavam essa novidade está a moradora do Parque Internacional, Jandira Regina dos Santos Uchise. "Desde fevereiro eu esperava para fazer esse exame. Meu objetivo é ter um diagnóstico mais claro sobre minha saúde e me prevenir de doenças." Assim como ela, Carolina Alves dos Santos também celebrou a possibilidade de fazer o exame com agilidade, no município em que mora. "Felizmente não precisei aguardar muito tempo para esse agendamento. Precisei da colposcopia por conta de uma alteração em outro exame", destacou.

O ginecologista Marco Antônio Cizotto explica que a colposcopia é um exame complementar, que não é solicitado em todos os casos. "Ele é pedido quando há alguma alteração no papanicolau. É fundamental para biópsias e lesões suspeitas", comentou. De acordo com ele, os equipamentos possibilitam também a vulvoscopia,  que também possibilita o diagnóstico e prevenção de doenças, indicado para mulheres mais velhas. Além disso, serão feitas também, caso haja necessidade, a eletrocauterização.  


    

Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário