Acessibilidade

Saúde lança cartilha com dicas de nutrição para aumentar a imunidade em meio a pandemia

08 Mai 2020

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Limpo Paulista desenvolveu uma cartilha com dicas para uma alimentação saudável com o objetivo de melhorar a imunidade da população nesse período de inverno em que aumentam as ocorrências de problemas respiratórios por conta da estiagem e da própria pandemia do Coronavírus.

A autora da cartilha, nutricionista do Setor de Nutrição, Flávia Saito, fala sobre a importância da alimentação saudável e faz recomendações importantíssimas para aumentar a imunidade:  vitaminas e minerais que auxiliam na saúde nesse momento, além de aumentar a imunidade com receitas rápidas que fortalecem o organismo. "Nesse momento de pandemia precisamos nos fortalecer imunomologicamente, se alimentar com produtos mais saudáveis, pensar que a alimentação é um  'medicamento' natural e que faz a diferença na resistência às doenças" - explica Flávia.

Segundo a nutricionista, uma alimentação saudável não impede as pessoas de ficarem doentes, mas reduz a probabilidade que diante da pandemia, quanto menos necessitar sair de casa ou recorrer a um hospital, melhor. "A alimentação é a necessidade do corpo, é a energia que sustenta. É tão importante que faz parte do hábito familiar, de culturas e crenças, faz parte da história das famílias, onde cada cultura acha a cura das doenças através do próprio alimento. O combate está na insistência, disciplina de se alimentar de uma maneira saudável" - afirma.

Flávia também fala da importância das plantas com propriedades imunomoduladoras, algumas de fácil acesso em hortas e feiras livres: unha de gato, rizoma de gengibre, cúrcuma longa, mulungu. Além do limão, mel, própolis, alho.

A nutricionista alerta para um problema agravante, que muitos não tomam cuidado com a desidratação, por isso é fundamental manter uma boa quantidade de água no corpo, consumir no mínimo 2,5 litros de água. "A hidratação faz a diferença em quem está com os sintomas da COVID 19, porque as pessoas podem ter diarréia e vômito, ou seja, elas podem perder líquido e devem se hidratar" - alerta.

O Serviço de Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde pode esclarecer mais informações, de segunda a sexta-feira, das  8h às 16h, pelo telefone (11) 4039-8707.

Acesse a cartilha, clicando embaixo.

  Nutricionista Flávia Saito do Setor de Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde

cartilha-dicas-de-alimentacao-saudavel-em-meio-a-pandemia-9bd421.pdf
cartilha-dicas-de-alimentacao-saudavel-em-meio-a-pandemia-9bd421.pdf

Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário