Professores
da rede municipal participaram do "1º
Seminário: Escola, Cultura e Sociedade" viabilizado pelo Instituto Iddeia,
por meio do Departamento de Cultura e Eventos. A ação levou um debate sobre os
direitos humanos inclusos na educação e cultura.
O início da conversação foi conduzido pelo secretário Geral
do Instituto Iddeia, Pedro Ferreira. "A iniciativa é resultado da pesquisa em
Novas Tecnologias Sociais (NTS) e aplicabilidade de ferramentas eficazes para inserção
da cultura no ambiente escolar e territórios culturais. Deste modo,
compartilhar os conteúdos, conhecimentos e saberes com as educadoras e
educadores, professoras, professores e pesquisadores do município de Campo
Limpo Paulista, visa ampliar os debates acerca das ressignificações da forma e
função em respeito ao acesso à Cultura na perspectiva dos Direitos Humanos",
disse.
Na primeira parte do seminário, os educadores Claudine
Dultra Melo e Samuel Pereira abordaram a urgente construção de uma Cultura de
Paz pautada nos princípios da Justiça Restaurativa, Direitos Humanos,
Convivência, a Democracia e o Desenvolvimento Sustentável que requer
aprendizado e uso de novas metodologias e técnicas para o gerenciamento,
mediação e transformação pacífica dos conflitos.
Posteriormente,
os professores Fabiano Garcez e César Borges falaram sobre a inserção de apresentações
de poemas, minicontos e musica, que permeiam os painéis temáticos, e abre,
igualmente, espaço para que a os alunos, professores, funcionários e comunidade
apresentem suas expressões artísticas.
MAIS
- Para o prefeito drº Japim Andrade, a ação leva um aprimoramento aos
participantes. "Permitir que nossos parceiros do Instituto Iddeia compartilhem
suas experiências e desenvolvam o desejo por promover mais cultura aos nossos
jovens é levar educação de qualidade à população, além de incentivar o
desdobramento das artes em sala e com a comunidade", salientou o chefe do Executivo.
Acompanharam a palestra o diretor de Cultura e Eventos, Marcos Pardim e o secretário de Educação, Ronaldo Pereira.
Confira o currículo resumido dos mediadores:
Prof. Claudine Dutra Melo: Historiadora, pós graduação em Educação, Cultura e Relações Etnico-Raciais (ECA/USP), membro do Núcleo Nelson Mandela Cultura de Paz e Práticas Restaurativas, Comunidade Reinventando a Educação(CORE), Núcleo Maximiliano Kolbe de Direitos Humanos (NMK), Frente Dom Paulo Evaristo Arns por
Justiça e Paz, pesquisadora da BibliASPA - Biblioteca e Centro de Pesquisa e Cultura da África, América do Sul e Países Árabes.
Prof. Samuel Pereira: Licenciatura em Pedagogia e Artes Visuais, Especialização em Alfabetização e Letramento. Facilitador de Práticas de Cultura de Paz, Justiça Restaurativa e Mediação de Conflitos. Membro do GPEI (Grupo de Pesquisa em Educação Integral - PUC-SP) Professor pesquisador do Grupo - Diversidades Culturais, Educação , Inovação Social e Cultura de Paz-(UFABC) e Professor da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.
Prof. Fabiano Fernandes Garcez: Graduado em letras pela Universidade de Guarulhos (UNG), leciona língua portuguesa na rede Estadual e Municipal de São Paulo. É autor dos livros: Poesia se é que há (2008), Diálogos que ainda restam (2010), Rastros para um Testamento (2012) e Em meio aos ruídos urbanos(2016), avaliador de redações do ENEM. Membro fundador do Lê Guarulhos - Associação Guarulhense de Escritores, membro do Fórum de Cultura Jaçanã/Tremembé-SP.
Prof. César Magalhães Borges: Escritor e professor universitário, desenvolve trabalho literário, desde 1980, que envolve poesia, contos, crônicas, canções, roteiros para teatro e histórias infantis. Publicou diversos artigos sobre o papel formativo da arte e desenvolve, atualmente, pesquisa em que aborda alguns aspectos da criação
literária.