Acessibilidade

Só em 2020, Defesa Civil atende 47 ocorrências de queimadas

02 Jun 2020

A primeira semana de junho é mundialmente conhecida por focar nas questões ambientais. No dia 5 de junho é celebrado o Dia mundial do Meio Ambiente, data criada pela Organização das Nações Unidas - ONU, durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia, em junho de 1972. No Brasil, a semana do Meio Ambiente foi criada pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981, como forma de complementar a iniciativa da ONU.

Em Campo Limpo Paulista, a proposta foi aprovada em 27 de maço de 2020, com a Lei Municipal nº 2.414, que instituiu no município a Semana do Meio Ambiente.

Com isso, a cidade está engajada nas questões ambientais e em promover ações que colaboram para preservação de ecossistemas e conscientização da população. Bem como, a distribuição gratuita de mudas que você pode conferir CLICANDO AQUI.

Um dos pontos importantes que afetam o meio ambiente são as queimadas, principalmente no período de estiagem nos meses de inverno. O Coordenador da Defesa Civil Municipal, Thiago Schiavinato, relata que em 2020 foram atendidas 47 ocorrências de incêndios florestais, mesmo em áreas de preservação. "Nossa equipe trabalha em patrulhamento nos pontos estratégicos com maiores números de queimadas para minimizar e conscientizar a população", disse.

Ainda segundo Thiago é importante que a população não descarte bitucas de cigarro no chão, não solte balões, não faça fogueiras próximas à vegetação, não queime móveis ou lixo e não jogue lixos em áreas de vegetação. Todas essas ações evitam queimadas e protegem o meio ambiente. "Cuidar do meio ambiente tem a ver com a nossa saúde, com a qualidade do ar que respiramos, a fauna e flora, bem como os animais que lá habitam".

A realização de queimadas para limpeza de terrenos e incineração de resíduos é considerada crime e é passível de multa pela Lei Municipal nº 2008 de outubro de 2009. O valor da multa pode chegar a quase R$ 1 mil. 

 Vale lembrar que em caso de incêndio, acione a Defesa Civil pelo número 199.

Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário