Acessibilidade

Vigilância Epidemiológica monitora diariamente casos das UBS´s Sentinelas

15 Abr 2020

O Protocolo de Assistência nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Sentinelas (Vera Regina, São José e Botujuru) que requer o monitoramento dos pacientes com sintomas COVID-19, começou a ser realizado nesta quarta-feira, dia 15, pela Vigilância Epidemiológica. 

O monitoramento será a cada 48 horas ou diariamente, via contato telefônico, explica o coordenador Dr. Renan Fonseca.

O atendimento exclusivo aos pacientes com os sintomas COVID-19 que começou na segunda-feira, dia 13, constatou no primeiro dia de funcionamento das unidades sentinelas, que oito pessoas procuraram a assistência, sendo cinco da UBS São José e três do Botujuru. A UBS do Vera Regina não registrou casos no primeiro dia. Dos oito casos, apenas um permanece com os sintomas. "Estamos acompanhando os casos diariamente, todos eles foram orientados sobre o isolamento social."  - explicou o coordenador.

Segundo a Secretaria de Saúde, esse protocolo é estratégico do ponto de vista epidemiológico, onde o paciente erá monitorada em casa e será orientado sobre o isolamento social. Caso os sintomas persistam, a pessoa será encaminhada ao Hospital de Clínicas e será submetido ao teste rápido. "Estamos buscando fornecedor para a compra de mais testes rápidos. São poucos os fornecedores cadastrados na Agência de Vigilância Sanitária para a demanda nacional, por isso o uso do teste deve ser estratégico" - explicou o Secretário de Saúde, Dr. Sebastião Batista.

Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário