Vistoria em veículos escolares foca a segurança dos estudantes

14 Ago 2017

A Prefeitura de Campo Limpo Paulista, por meio da diretoria de Trânsito e Transportes, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizaram vistoria em cerca de 60 veículos escolares do município na manhã e tarde desta segunda-feira (14). A ação é executada a cada seis meses e visa regularizar o transporte focando na segurança dos estudantes.

De acordo com o diretor de Trânsito e Transporte, Jones Vandega, a iniciativa intensifica a fiscalização nas ruas. "Temos abordado os condutores nas portas das escolas para averiguar se estão de acordo com as normas para transitarem com os alunos", contou Vandega.

Para o condutor escolar, José Fernando, que há cinco anos trabalha no ramo, tanto a vistoria, como a fiscalização são importantes. "Neste meio há muitas pessoas em situação irregular e até mesmo clandestinas. A segurança das crianças deve vir em primeiro lugar", disse orgulhoso após ser aprovado na vistoria.

Os itens documentais avaliados durante o processo são: Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Licenciamento do veículo, Renavam, dados do motorista e do proprietário do carro.

Na parte material, a equipe técnica avalia: higiene, faróis, limpadores de vidro, demais questões elétricas, janelas, extintores, espelhos, cintos e outros. Segundo o oficial estadual do Detran, Silvio Cesar Fonda, os principais pontos com déficit encontrados nos veículos da cidade foram pneus precários, janelas com abertura maior que 10 cm e documentação irregular.

No caso de irregularidades, além do motorista ser orientado a tomar as devidas providências, um ofício é encaminhado à diretoria das escolas que o veículo atende, para que os pais dos alunos sejam avisados. "Este é um meio de evitar que a clandestinidade cresça. Cerca de 90% dos carros vistoriados estavam de acordo com todas as especificações", finalizou o diretor Jones.

Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário