3º Congresso Primeiríssima Infância

O III Congresso Regional do Programa São Paulo pela Primeiríssima infância – Edição Campo Limpo Paulista traz como tema gerador deste evento de relevância para a promoção do desenvolvimento infantil: “Infâncias, pandemia e tecnologias: experiências de acesso e interações”. Desejamos receber trabalhos e a participação de profissionais, estudantes da graduação e pós-graduação, além do público interessado na temática apresentada para um dia repleto de estudos, atualizações e trocas de experiências relacionadas às práticas exitosas sobre as diferentes formas de acessos e de interações com as crianças na primeira infância (período compreendido da gestação aos 6 anos de idade da criança) mediadas pelas tecnologias, durante a pandemia do novo coronavírus.
A análise e reflexão sobre os efeitos das mudanças culturais, científicas e tecnológicas nas relações que as crianças pequenas estabelecem com as diferentes áreas do conhecimento: Educação, Saúde, Assistência Social, Meio-Ambiente, Comunicação, Arquitetura e Urbanismo, Jornalismo, Tecnologias e Cultura Digital; e no cotidiano das famílias, contribuirão com o estudo e ações práticas de enfrentamento das questões relacionadas às infâncias, pandemia e tecnologias, na integralidade dos cuidados e na intersetorialidade, reafirmando o compromisso de toda a sociedade com essa fase tão importante, que é o começo da vida.

 

Apresentação do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância (SPPI)

O Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância (SPPI) é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), municípios paulistas e ONGs, com o principal objetivo de promover o desenvolvimento integral de crianças, desde a gestação até os seis anos de idade, especialmente até os três primeiros anos (período considerado sensível ao desenvolvimento do cérebro do bebê).
O SPPI mobiliza, promove e impulsiona o planejamento e a articulação entre os diferentes setores das gestões municipal e regional, para qualificar o atendimento e os cuidados oferecidos às gestantes e às crianças nos serviços de Educação, Saúde, Assistência Social, Meio-Ambiente, Comunicação, Arquitetura e Urbanismo, Jornalismo e Cultura, além de qualificar os cuidados oferecidos pelas famílias. 
O Programa foi reconhecido e premiado como o mais inovador da América Latina pelo ALAS/BID em 2014 e seguimos firmes com o compromisso de transformar a vida em seu início, pois os benefícios são para sempre e para toda a sociedade.

III CONGRESSO REGIONAL DO PROGRAMA SÃO PAULO PELA PRIMEIRÍSSIMA INFÂNCIA

O III Congresso Regional do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância é gratuito e aberto à participação de profissionais, sociedade civil e estudantes de graduação e pós-graduação das áreas da Educação, Saúde, Assistência Social, Cultura, Esporte, Meio Ambiente, Arquitetura e Urbanismo, Comunicação e Jornalismo, Tecnologias e Cultura Digital, Direito, Justiça, Segurança Pública e Sociedade Civil (ONGs, Pastorais, Comitês, Conselhos, Agremiações e afins), que desenvolvam trabalhos relacionados à primeira infância (período gestacional e crianças de 0 a 6 anos de idade).

 

Objetivo Geral - Estimular a construção e socialização de saberes sobre o desenvolvimento infantil em suas diferentes dimensões: cognitiva, física, emocional, social e cultural; valorizando e proporcionando visibilidade a ações e projetos exitosos na promoção do desenvolvimento da primeira infância, envolvendo o período gestacional e crianças de 0 a 6 anos, bem como seus contextos familiares.

 

Poderão inscrever trabalhos no III CONGRESSO REGIONAL DO PROGRAMA SÃO PAULO PELA PRIMEIRÍSSIMA INFÂNCIA, profissionais e estudantes residentes e atuantes na região que envolve as cidades de Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba e Várzea Paulista, para as quais serão destinados 75% (setenta e cinco por cento) dos aceites; bem como profissionais e estudantes de outras cidades e regiões do Brasil, reservadas a estas, 25% (vinte e cinco por cento) dos aceites de trabalhos.

 

Os interessados em participar do III CONGRESSO REGIONAL DO PROGRAMA SÃO PAULO PELA PRIMEIRÍSSIMA INFÂNCIA devem se inscrever via formulário eletrônico, disponível neste site (CLIQUE AQUI), no período de 15/08/21 a 10/10/21. 

 

MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS:

- Pôster (exposição virtual)

- Comunicação oral (mesa-redonda)

- Carta aberta (público em geral que queira compartilhar relatos de experiências das vivências com crianças pequenas durante a pandemia)

 

Os trabalhos deverão ser inscritos em uma das seguintes subáreas: Educação, Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social, Cultura, Esporte, Meio Ambiente, Arquitetura e Urbanismo, Comunicação e Jornalismo, Tecnologia e Cultura Digital, Direito, Justiça e Segurança Pública, e Sociedade Civil (ONGs, Pastorais, Comitês, Conselhos, Agremiações e afins), que desenvolvam trabalhos relacionados à primeira infância (0 aos 6 anos de idade da criança).

 

COMISSÃO ORGANIZADORACOMISSÃO ORGANIZADORA

 

Presidente:Cleber de Carvalho Lima
Vice-presidente:Michele Gutierres Ignacio
Secretaria:Miriam Passos e Sheila Ribeiro
Tesouraria:Flávia Saito e Mônica Ota
Equipe de Apoio Técnico e Mediação das Mesas-RedondasAdriana Bezerra, Amanda Farias, Ângela Gonçalves, Daniela Morais, Flávia Saito, Michele Gutierres Ignacio, Miriam Passos, Mônica Ota, Ruth Bitencourt, Sílvia Nicolau e Vânia Fioretti
Assessoria de Imprensa:Amanda Sousa
Artes Gráficas e Mídias Digitais:Thiago Pinheiro
Tecnologia da Informação:Johan Luiz Lagger
Comissão Científica:Cláudia Mercadante, Juliana Vieira, Lígia Maria de Almeida Bestetti, Loani Cristina Buzo Pontes, Rafael da Nova Favarin e Thaína Cruz

APRESENTAÇÃO

O III CONGRESSO REGIONAL DO PROGRAMA SÃO PAULO PELA PRIMEIRÍSSIMA INFÂNCIA é constituído por comunicações orais, pôsteres e cartas públicas sobre práticas exitosas na promoção do desenvolvimento infantil, promovido pela Unidade de Gestão de Educação do Município de Campo Limpo Paulista em parceria com o Comitê Gestor Intersetorial da Política Municipal Integrada pela Primeira Infância.

 

Tema: Infâncias, Pandemia e Tecnologias: Experiências de Acesso e Interações

O tema proposto visa estimular a reflexão, estudo e conhecimento a respeito das diferentes formas de acessos e de interações com crianças na primeira infância (período compreendido da gestação aos 6 anos de idade da criança) mediadas pelas tecnologias, durante a pandemia do novo coronavírus. Atualização, trocas de experiências, vivências e aprofundamento dos estudos sobre as pluralidades, singularidades e diferentes contextos de infâncias durante a pandemia.  Análise das desigualdades sociais e de compreensão das diferentes formas de acessos e de interações durante a pandemia. Análise e reflexão sobre os efeitos das mudanças culturais, científicas e tecnológicas nas relações que as crianças pequenas estabelecem com a Educação, Saúde, Assistência Social, Meio-ambiente, Comunicação, Arquitetura e Urbanismo, Jornalismo, cultura digital e no cotidiano das famílias. Estudo de ações práticas de enfrentamento das questões relacionadas às infâncias, pandemia e tecnologias.

 

Data: 27/11/2021 

Horário: 9h às 12h e 13h30 às 17h00 

FORMATO ON-LINE (ZOOM Meeting/Youtube)

 

EDITAL (CLIQUE AQUI PARA ACESSAR)

 

CRONOGRAMA

Ação/Etapa:Data/Período:
Inscrição/envio de trabalhos10/08 a 10/09
Análise dos trabalhos enviados10/09 a 30/09
Divulgação dos trabalhos aprovados para apresentação06/10/21
Inscrição de participantes13/10 a 13/11
Envio do arquivo com o Pôster26/10/21
Envio do link com a apresentação (Slides) – Comunicação Oral23/11/21
Realização do Congresso27/11/21 (Sábado)
Divulgação dos trabalhos selecionados para publicação10/12/21
Envio de trabalhos completos13/12/21 a 14/01/22
Período de análise dos trabalhos pela comissão científica17/01/22 a 28/01/22
Publicação dos anais do Congresso25/02/22

Abertura

Leitura de carta pública

Apresentação cultural

Leitura de carta pública

Mesa magna

Apresentação de trabalhos – modalidade pôster

Leitura de carta pública

Apresentação de trabalhos - modalidade comunicação oral 

Apresentação cultural

Leitura de carta pública

Encerramento

 

(A programação detalhada será divulgada com até um mês de antecedência da realização do congresso)

 

PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS COMPLETOS

Poderão enviar trabalhos completos para serem analisados e posteriormente publicados nos Anais do Congresso, os autores que apresentarem trabalhos na modalidade Comunicação Oral, durante a realização das mesas-redondas virtuais. Estes trabalhos deverão corresponder ao conteúdo inscrito, aceito e apresentado no Congresso e respeitar as normas de formatação indicadas no edital do evento.

Os trabalhos completos deverão ser encaminhados, exclusivamente, via formulário digital disponibilizado no site (em breve), entre os dias 13/12/2021 e 14/01/2022.

  • E-mail do congresso: congresso.primeirissima@campolimpopaulista.sp.gov.br