Plano Municipal de Segurança

A segurança pública é um dos principais fatores que interferem na qualidade de vida dos homens, mulheres, idosos, jovens e crianças e, com o propósito de construção de políticas que venham ao encontro de uma cidade melhor para se viver, a Prefeitura de Campo Limpo Paulista está elaborando o “Plano de Segurança Pública”.
O Plano tem foco na realização de ações integradas, capazes de coordenar, avaliar e redirecionar ações e metas propostas e previstas, contribuindo para a criação de um Sistema Municipal de Segurança Pública que ofereça alcance amplo e eficaz na solução do complexo problema da violência e da criminalidade.
E para a construção dessa política pública, contamos com a sua contribuição de todos os segmentos da sociedade e, em especial da população campo-limpense!
Saiba mais sobre o Plano Municipal de Segurança
A fim de conhecer propostas e demandas de vários setores, a Secretaria de Segurança Integrada procurou vários órgãos para uma conversa, buscando a experiência e as necessidades que possam contribuir com a construção de uma política de segurança adequada à nossa população. Foram ouvidos:
- Polícia Militar;
- Polícia Civil;
- Defesa Civil;
- Corpo de Bombeiros;
- Departamento de Trânsito;
- Secretários Municipais;
- Vereadores.





Com o fito de ouvir a população, foi disponibilizado um questionário on line, buscando conhecer os problemas que mais afligem os cidadãos de Campo Limpo Paulista e suas propostas de melhorias.
Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Campo Limpo Paulista
- 1. Objetivo
Este relatório descreve os resultados obtidos na Consulta Online, para atendimento do Termo de Referência, referente ao processo de elaboração do Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Campo Limpo Paulista.
- 2. Considerações Gerais sobre a Consulta Online
A Consulta online foi realizada no período de 16 de novembro a 23 de dezembro de 2022 e foi disponibilizada no endereço eletrônico: www.campolimpopaulista.sp.gov.br e na página oficial da rede social Facebook da Prefeitura Municipal de Campo Limpo Paulista.
Para a coleta de dados e informações foi utilizado um questionário elaborado com cinco questões objetivas e uma questão subjetiva, possibilitando uma avaliação quantitativa e qualitativa de grande relevância no contexto da pesquisa.
As perguntas elaboradas foram embasadas no Diagnóstico Situacional e nos principais problemas identificados em relação ao tema segurança pública.
Os munícipes foram convidados à participação por meio de um ícone e um link específico que direcionou para o formulário.
No total, foram obtidas 427 (quatrocentos e vinte e sete) participações da Consulta online.
Os dados servirão de subsídios fundamentais para o processo de elaboração do Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social.
- 2.1 Resultados obtidos na Consulta Online
- 2.1.2. Estratificação por sexo

Pelos dados obtidos, percebe-se que houve uma maior contribuição para respostas às questões de segurança pública, por parte das mulheres.
- 2.1.2. Estratificação por faixa etária

Pelos dados obtidos, percebe-se que houve uma maior contribuição para respostas às questões de segurança pública, nas faixas etárias de 30 a 39 e de 40 a 49 anos.
Pergunta 1:
Na sua opinião, quais fatores tem maior interferência na Segurança Pública de Campo Limpo Paulista?
Assinale no máximo 3 fatores:
Resultados obtidos:

Os três maiores problemas relacionados à segurança pública na cidade, identificados pelos munícipes que responderam à pesquisa, em relação ao total de questionários respondidos, em números absolutos são: furtos e roubos (371), tráfico de drogas (215) e usuários de drogas (146).
Resultados obtidos na Região Central:

Os três maiores problemas relacionados à segurança pública na cidade, identificados pelos munícipes que responderam à pesquisa, que moram na região Central, em relação ao total de questionários respondidos, em números absolutos são: furtos e roubos (162), tráfico de drogas (72) e usuários de drogas (63).
Resultados obtidos na Região Botujuru:

Os três maiores problemas relacionados à segurança pública na cidade, identificados pelos munícipes que responderam à pesquisa, que moram na região do Botujuru, em relação ao total de questionários respondidos, em números absolutos são: furtos e roubos (89), tráfico de drogas (66) e usuários de drogas (38).
Resultados obtidos na Região São José:

Os três maiores problemas relacionados à segurança pública na cidade, identificados pelos munícipes que responderam à pesquisa, que moram na região de São José, em relação ao total de questionários respondidos, em números absolutos são: furtos e roubos (120), tráfico de drogas (77) e usuários de drogas (45).
Pergunta 2:
Na sua opinião, quais são os fatores com maior interferência na segurança pública no seu bairro?
Assinale no máximo 3 fatores
Resultados obtidos:

Os três maiores problemas relacionados à segurança pública nos bairros, identificados pelos munícipes que responderam à pesquisa são, em números absolutos: furtos e roubos (365), usuários de drogas (161) e tráfico de drogas (160).
Resultados obtidos na Região Central:

Os três maiores problemas relacionados à segurança pública nos bairros, identificados pelos munícipes que responderam à pesquisa na visão dos moradores da Região Central são, em números absolutos: furtos e roubos (153), perturbação do sossego (65) e usuários de drogas (59).
Resultados obtidos na Região Botujuru:

Os três maiores problemas relacionados à segurança pública nos bairros, identificados pelos munícipes que responderam à pesquisa na visão dos morados da Região do Botujuru são, em números absolutos: furtos e roubos (90), tráfico de drogas (59) e usuários de drogas (48).
Resultados obtidos na Região São José:

Os três maiores problemas relacionados à segurança pública nos bairros, identificados pelos munícipes que responderam à pesquisa na visão dos moradores da Região de São José são, em números absolutos: furtos e roubos (122), tráfico de drogas (58) e perturbação do sossego (57).
Pergunta 3:
Dentre as ações abaixo, avalie quais devem ser tratadas como prioridade pelo Poder Público (parceria entre Governo Federal, Governo Estadual, Governo Municipal).
Assinale no máximo 3 fatores
Resultados obtidos:

A atuação integrada dos órgãos de Segurança Pública no combate ao tráfico de drogas (318), a melhoraria do sistema de iluminação pública da cidade (189) e a ampliação da ronda escolar nas escolas (168) são as ações que devem ser priorizadas pelos governos municipal, estadual e federal, segundo a pesquisa.
Resultados obtidos na Região Central:

A atuação integrada dos órgãos de Segurança Pública no combate ao tráfico de drogas (130), melhorar o sistema de iluminação pública da cidade (87) e ampliar a ronda escolar nas escolas (59) são as ações que devem ser priorizadas pelos governos municipal, estadual e federal, na visão dos moradores da Região Central, segundo a pesquisa.
Resultados obtidos na Região Botujuru:

A atuação integrada dos órgãos de Segurança Pública no combate ao tráfico de drogas (130), a ampliação da ronda escolar nas escolas (51) e a melhoraria do sistema de iluminação pública da cidade (39) são as ações que devem ser priorizadas pelos governos municipal, estadual e federal, na visão dos moradores da Região de Botujuru, segundo a pesquisa.
Resultados obtidos na Região São José:

A atuação integrada dos órgãos de Segurança Pública no combate ao tráfico de drogas (110), a melhoraria do sistema de iluminação pública da cidade (62) e ampliação da ronda escolar nas escolas (58) são as ações que devem ser priorizadas pelos governos municipal, estadual e federal, na visão dos moradores da Região de São José, segundo a pesquisa.
Pergunta 4:
Na sua opinião, a Prefeitura de Campo Limpo Paulista, em parceira com os Governos Estadual e Federal, deve estabelecer como prioridade para o enfrentamento da violência contra mulheres, crianças, idosos, negros e população LGBTQIA+.
Assinale no máximo 3 fatores
Resultados obtidos:

Realizar parceria com o Poder Judiciário (197), estabelecer um programa de atendimento prioritário nos serviços de saúde para vítimas de violência (167) e a atuação da Patrulha Maria da Penha (166) são as ações que devem ser priorizadas pelos governos municipal, estadual e federal, segundo a pesquisa.
Resultados obtidos na Região Central:

Realizar parceria com o Poder Judiciário (74), estabelecer um programa de atendimento prioritário nos serviços de saúde para vítimas de violência (68) e a atuação da Patrulha Maria da Penha (63) são as ações que devem ser priorizadas pelos governos municipal, estadual e federal, na visão dos moradores da Região Central, segundo a pesquisa.
Resultados obtidos na Região Botujuru:

Realizar parceria com o Poder Judiciário (51), a atuação da Patrulha Maria da Penha (40) e estabelecer um programa de atendimento prioritário nos serviços de saúde para vítimas de violência (37) e são as ações que devem ser priorizadas pelos governos municipal, estadual e federal, na visão dos moradores da Região de Botujuru, segundo a pesquisa.
Resultados obtidos na Região São José:

Realizar parceria com o Poder Judiciário (72), a atuação da Patrulha Maria da Penha (62) e estabelecer um programa de atendimento prioritário nos serviços de saúde para vítimas de violência (61) e são as ações que devem ser priorizadas pelos governos municipal, estadual e federal, na visão dos moradores da Região de São José, segundo a pesquisa.
Pergunta 5:
Na sua opinião, quais medidas adotadas pela Prefeitura de Campo Limpo Paulista, em parceira com os Governos Estadual e Federal, seriam mais eficazes para a redução da violência e da criminalidade no seu bairro.
Assinale no máximo 3 fatores
Resultados obtidos:

Realização de operações conjuntas das Polícias Militar, Civil e da Guarda Civil Municipal (273), aumento de viaturas da Polícia Militar nas ruas (252) e aumento de viaturas da Guarda Civil Municipal nas ruas (252) são as ações que devem ser priorizadas pelos governos municipal, estadual e federal, segundo a pesquisa.
Resultados obtidos na Região Central:

Implantação de sistema de monitoramento (108), aumento de viaturas da Guarda Civil Municipal nas ruas (105), aumento de viaturas da Polícia Militar nas ruas (101) e realização de operações conjuntas das Polícias Militar, Civil e da Guarda Civil Municipal (101), são as ações que devem ser priorizadas pelos governos municipal, estadual e federal, na visão dos moradores da Região Central, segundo a pesquisa.
Resultados obtidos na Região Botujuru:

Realização de operações conjuntas das Polícias Militar, Civil e da Guarda Civil Municipal (65), aumento de viaturas da Polícia Militar nas ruas (59), implantação de sistema de monitoramento (58) e, em quarto lugar o aumento de viaturas da Guarda Civil Municipal nas ruas (57) são as ações que devem ser priorizadas pelos governos municipal, estadual e federal, na visão dos moradores da Região de Botujuru, segundo a pesquisa.
Resultados obtidos na Região São José:

Realização de operações conjuntas das Polícias Militar, Civil e da Guarda Civil Municipal (106), aumento de viaturas da Polícia Militar nas ruas (92) e a aumento de viaturas da Guarda Civil Municipal nas ruas (90) são as ações que devem ser priorizadas pelos governos municipal, estadual e federal, na visão dos moradores da Região de São José, segundo a pesquisa.
Pergunta 6: Quer contribuir com mais alguma informação? Registre aqui:
Consolidado das respostas obtidas a partir das contribuições subjetivas:
1. Eixo dos órgãos de Segurança Pública:
- Implantação de sistema de monitoramento.
- Reforçar o patrulhamento policial nos bairros.
- Reforçar o patrulhamento policial na área do terminal de trem e ônibus, principalmente no período noturno.
- Implantar uma base da PM ou GCM em Botujuru nas proximidades do mercado Bahia.
- Implantar um Distrito Policial no Botujuru.
- Colocar uma viatura fixa para patrulhamento 24 horas nos bairros com maiores índices de criminalidade.
- Bases móveis do guarda Civil municipal.
- Implantar um Posto de Guarda na Figueira Branca.
- Intensificar policiamento e operações conjuntas durante o período noturno no bairro Figueira Branca. Muitos assaltos e recentemente um latrocínio.
- Criar o Canil da Guarda Civil Municipal de Campo Limpo.
- Ampliar a ronda escolar nas escolas.
- Colocar vigilantes nas escolas na entrada e internamente.
- Realizar ronda da Guarda Municipal nos postos de saúde.
- Implantar o patrulhamento policial a pé no centro da cidade.
- Aumentar o contingente da Polícia Militar.
- Melhorar o sistema de atendimento 190.
- Aumentar o contingente da Guarda Civil Municipal.
- Aumentar o salário da GCM, para que os integrantes possam dedicar única e exclusivamente ao serviço de segurança pública.
- Ampliar a Ronda Escolar para garantir mais segurança nas escolas
- Várias manifestações em apoio a implementação do Programa de Vizinhança Solidária.
- Fortalecer o patrulhamento nas entradas e saídas da cidade, especialmente nas divisas de Jarinu e Francisco Morato.
- Realizar operações conjuntas da Polícias Militar, Civil, da Guarda Civil Municipal e dos órgãos de fiscalização de trânsito e Comercio no Mirante, em virtude da realização de festas. Os moradores são reféns dentro de suas próprias casas.
- Realizar parceria com a segurança privada para utilização das câmeras de monitoramento particular.
- Atuar para a redução de perturbação do sossego, várias manifestações nesse sentido.
- Criar Lei do Silêncio, principalmente para a fiscalização das festas nas Chácaras.
- Fazer uma cartilha com orientações sobre segurança pública e trabalhar nas redes sociais.
- Botujuru está isolado e esquecido da cidade pelo poder público, falta segurança e tem vários pontos de venda de drogas.
2. Eixo de Mobilidade:
- Melhorar a sinalização horizontal e vertical da cidade, para criar uma sensação de organização e segurança.
- Ampliar a fiscalização no trânsito.
- Realizar fiscalização das motocicletas.
- Ampliar o número de agentes de trânsito.
- Criação de Projetos de conscientização da segurança no trânsito, Direito do idoso.
- Colocar lombadas nas principais vias para controlar a velocidade.
- Colocar mais ônibus na cidade para diminuir o tempo de espera.
3. Eixo de Zeladoria:
- Melhorar a qualidade da iluminação pública na cidade.
- Fazer as trocas de lâmpadas queimadas dos postes do jardim América.
- Melhorar a pavimentação na região das Chácaras.
- Melhorar a conservação e manutenção da cidade, principalmente nos bairros.
- Fazer uma pracinha ou um parquinho do lado da igreja regeneração no jardim América.
- Ampliar a fiscalização dos descarte de materiais, lixo e entulho em locais proibidos.
- Ampliar a fiscalização de áreas ambientais e de risco, ocupadas indevidamente.
- Botujuru está isolado e esquecido da cidade pelo poder público. Houve crescimento desordenado, falta saneamento básico.
4. Eixo implementação de Políticas Sociais:
- Criar Projeto para cuidar da população em situação de rua.
- Fiscalização nas comunidades terapêuticas de ex-usuários de drogas que estão funcionando em áreas irregulares.
- Continuar com o Programa PROERD nas escolas.
- Criar emprego e oportunidades para a geração de renda para a população de Campo Limpo Paulista.
- Programa para a comunidade LGBTQIA+ visando conscientização e educação para a população no geral e segurança para a comunidade LGBT.
- Melhorar o Hospital Municipal, o sistema de saúde, com a informatização de todo o sistema de saúde do município.
- Criar área de lazer no Parque Intercontinental para crianças e jovens.
3. Conclusão:
A Consulta Online aponta os principais problemas para serem enfrentados pela Segurança Pública, ou seja, furtos e roubos, tráfico de drogas, usuários de drogas e perturbação do sossego e destaca os seguintes itens: atuação integrada dos órgãos de Segurança Pública no combate ao tráfico de drogas, melhoria da iluminação pública da cidade, ampliar a Ronda Escolar nas escolas, realizar parceria com o Poder Judiciário para o enfrentamento da violência doméstica, racial e LGTBQIA+, estabelecer um Programa de atendimento prioritário nos serviços de saúde para as vítimas de violência, realizar Programa de qualificação para mulheres vítimas de violência, realizar operações conjuntas das Policias Militar, Civil e da Guarda Civil Municipal e implementar o sistema de monitoramento como medidas mais eficientes no enfrentamento da violência e da criminalidade.
A Consulta Online referenda o Diagnóstico Situacional, e aponta os caminhos para a construção das Diretrizes Estratégicas e os respectivos objetivos do Plano Municipal de Segurança Pública. É importante salientar que, segundo o resultado da consulta online, o enfrentamento da violência e da criminalidade, a construção da paz social e a garantia do pleno exercício da cidadania se interrelaciona com a integração das ações dos Governos Municipal, Estadual, Federal, em parceria com a sociedade conectando a implementação de Políticas Sociais nos territórios, uso de tecnologias inovadoras e as atividades estritamente policiais.
Para conclusão do processo de elaboração do Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Campo Limpo Paulista serão realizadas audiências públicas, na modalidade hibrida, virtual e presencial, na Região de São José, Botujuru e Central de Campo Limpo Paulista.
Após a consulta online, a Prefeitura de Campo Limpo Paulista vai ouvir a população por regiões. Assim, serão realizadas 03 (três) audiências públicas, onde a comunidade poderá trazer sua visão nas questões da segurança e apresentar propostas.
Esse será o calendário das audiências públicas:
BAIRRO SÃO JOSÉ E REGIÃO: 02/02/2022, às 19h00.
Local: EMEF Professor Mario Covas, R. Armando Lenhaioli, 137 - São José I, Campo Limpo Paulista
BOTUJURU E REGIÃO: 09/02/2022, às 19h00
Local: Escola Professora Elza Facca Bonilha, Rua Estela Borges Morato, 425 - Botujuru, Campo Limpo Paulista.
AREA CENTRAL E REGIÃO: 13/02/2022, às 19h00
Local: Câmara Municipal de Campo Limpo Paulista, Av. Adherbal da Costa Moreira, S/Nº, Centro, Campo Limpo Paulista/SP.