Cidadania

PAT presta suporte para quem quer se recolocar no mercado de trabalho

Data da publicação: 29/04/2022 16:41:52 - Data da atualização: 29/04/2022 16:41:52

Imagem: Divulgação Prefeitura de Campo Limpo Paulista

No Brasil, há 96 anos que todo 1º de maio, comemora-se o feriado do Dia do Trabalhador, uma data que foi escolhida para homenagear os esforços dos trabalhadores, que na época, lutavam por direitos de redução da carga horária trabalhada, que era abusiva. Hoje, mais de 80 países festejam essa mesma data com o mesmo propósito. 

Em Campo Limpo Paulista, esse ano não faltam motivos para alegrar os trabalhadores do município, não apenas por se tratar de um dia festivo com eventos, mas pelos inúmeros benefícios que a Prefeitura através do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) vem realizando na cidade.

Os números de atendimentos e qualidade na prestação de serviços do PAT é expressivo em relação aos anos anteriores. Só nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, o posto apresentou maior produtividade em relação ao período de 2017 a 2020. Dentre os meses de setembro de 2021 a março de 2022, foram realizados 5.322 atendimentos. Uma média aproximada de 800 atendimentos mensais. Dentre os serviços prestados foram: 860 para Seguro Desemprego, 172 para o PAT Social e 1.878 para Intermediação de Mão de Obra (IMO). Sem contar que, em menos de três meses, do período de janeiro a abril de 2022, via IMO, foram encaminhados para empresas parceiras 659 candidatos e 77 contratações. 

"O desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda são frentes que tenho muita atenção na minha gestão. Não vou deixar de buscar mais recursos para nossa cidade. Mesmo após os períodos mais severos que passamos, em relação à pandemia e depois as fortes chuvas, nossa cidade nunca deixou de acreditar em bons resultados”, diz o prefeito Dr. Luiz Braz.

Dia do Trabalhador

Uma ação alusiva ao Dia do Trabalhador (1º de maio), será feita pelo PAT para auxiliar os munícipes em diversas ações que o posto oferece. Uma cartilha online está disponível no site da Prefeitura com diversas orientações para quem quer se recolocar no mercado de trabalho ou participar de algum processo site da Prefeitura será disponibilizado o seletivo. Essa é mais uma ação que aproxima os futuros empregados em diversas empresas parceiras da cidade e região. Na cartilha, há orientação sobre a Carteira de Trabalho Digital, informações sobre Seguro Desemprego, PAT Social, dicas de elaboração de currículos, entre outras informações.

Intermediação de Mão de Obra (IMO)

A intermediação de mão de obra visa colocar trabalhadores no mercado de trabalho, por meio de vagas captadas junto aos empregadores. O serviço busca promover o encontro de oferta e demanda de trabalho. Todo o processo de seleção é uma parceria entre a empresa e o PAT, que realiza a triagem e encaminha para a entrevista.

Atendimento Social

O Atendimento Social visa identificar os motivos da dificuldade que o trabalhador tem em ser reinserido no mercado de trabalho e auxiliar nessa recolocação. Além de humanizar esse desempregado, vai identificar as potencialidades que ele possui, e a partir deste ponto iniciar um acompanhamento social, para que haja uma qualificação profissional e consequentemente sua reinserção no mercado de trabalho.

Sistema digital

Outra novidade na área de tecnologia são os documentos e pedidos digitais. Tanto a Carteira de Trabalho (CTPS), quanto o pedido do Seguro Desemprego, agora são benefícios que podem ser acessados através de um celular Android ou Iphone. Para emissão o cidadão pode acessar o site do governo, através do link ou procurar ajuda no PAT do seu município. 

O PAT de Campo Limpo Paulista auxilia tanto com esses recursos, quanto para aqueles que querem se recolocar no mercado de trabalho, ou participar de algum processo seletivo. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, e o posto fica na Avenida Alfried Krupp, 995.

Satisfação garantida

No mês de fevereiro deste ano, os munícipes que foram até o PAT do município, tiveram a oportunidade de participar de uma pesquisa de satisfação, que teve o objetivo de avaliar o nível de atendimento e as melhorias no setor. Dentre as 140 avaliações recebidas, 100% da população aprovou o atendimento. Na classificação envolvia as opções de ótimo – com 89 votos, bom – com 15 votos, regular – com um voto, e crítica – que não houve nenhuma. Além das opções para elogiar – que houve 27 ou sugerir mudanças – que teve oito. Com esse questionário finalizado, a equipe agora entende a percepção dos usuários e faz novas adaptações no atendimento.

Autor: Assessoria de Imprensa