Cultura e Turismo
Bastidores: Clima de Natal e conexão das secretarias
Data da publicação: 19/12/2022 11:19:29 - Data da atualização: 19/12/2022 11:19:29

Campo Limpo Paulista tem vivenciado o espírito natalino desde o dia 25 de novembro, quando houve a abertura oficial do “Natal Luz 2022” – a segunda edição da gestão. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, o evento contou com espetáculos, como Cantata de Natal e Feira Artesanal e ainda acontecem eventos como a casinha do Papai Noel, passeio no Trem da Alegria com vários personagens infantis e pontos de iluminação que encantam todos que passam.
Mas tudo isso foi possível realizar graças à união de várias secretarias. Além da Secretaria de Cultura e Turismo, que é a principal pasta responsável pela organização, contribuiu a equipe da Secretaria de Serviços Públicos, da Secretaria do Meio Ambiente, do Fundo Social de Solidariedade e dos integrantes do Ação Cidadão, que trabalharam incansavelmente durante semanas para que isso acontecesse.
“Nossa equipe se dedicou com brilhos nos olhos, foram ligações de fiozinhos por fiozinhos para emendar os piscas-piscas que já tinham e assim aumentar o acervo de luzes. Com isso, nada foi descartado e sim reutilizado”, afirma o Secretário de Serviços Públicos, Dênis Braghetti.
A iluminação com mais de 200 mil pontos de LED tem o conceito de caminhos de luz que ligam os bairros diretamente ao centro, local onde a magia acontece. Com as grandes caixas de presente, com os arcos de luzes, anjos com luzes e com a casa do papai noel totalmente iluminada. Cada caminho conta com um design diferente, que foi pensado para despertar o interesse em conhecer cada cantinho da nossa cidade - contribuindo assim, com a movimentação da economia através do consumo nos locais de visitação - e cada caminho conta com uma árvore de natal 3D em LED no seu início.
A Secretaria do Meio Ambiente também arregaçou as mangas e aproveitaram troncos de árvores que tinham sido podadas e pneus velhos para decorar cada canto do município. São 300 novos enfeites, como renas, estrelas, árvores e bolas de natal, bonecos de neve, que acrescentam no acervo passado, aumentando 1500% do acervo existente.
“O incentivo da sustentabilidade diz muito sobre o modelo dessa nova gestão, deixar a cidade linda e ainda prezar pelo meio ambiente, representa bem o significado da prosperidade. E é isso que queremos para nossa cidade”, diz o Secretário de Meio Ambiente, Neive Noguero.
Talentos brilhantes que vivem aqui
José Luis de Oliveira Júnior, trabalha na Secretaria de Serviços Públicos, através do Ação Cidadão. Na decoração natalina, ele contribui fazendo serviços de serralheria, soldagem e até a colocação dos enfeites.
“Tenho muito orgulho de ver o resultado final. Os sentimentos de missão cumprida e orgulho é o que predominam. Foi desgastante, trabalho duro, mas valeu a pena”.
José Luis de Oliveira Júnior
Cristiane Vieira, faz dos feltros bonecos que levam alegria para a criançada.
“Trabalho com feltro há quase sete anos. O desafio de aprender algo novo e ainda mais com cores e imaginação, que são coisas que me inspiram, fez eu querer respirar isso diariamente. Minhas peças contém muito mais que habilidade, contém amor”.
Crys Vieira
Silvia Maria Francisco, reside na cidade há 50 anos. Desde 1980 atende o município com suas obras de artes, desde bijuterias, guardanapos personalizados até peças de decoração natalina.
"Comecei a fazer artesanato com 9 anos, e vendia escondido dos meus pais pulseiras na escola. Hoje me orgulho de tudo que já fiz e ainda faço".
Silvia Maria Francisco
Marisa Paredes, mora em Campo Limpo Paulista há 21 anos. Artesã desde adolescente ela faz de sobras de papéis lindas peças de decoração.
"Eu respiro artesanato, faço com capricho e muito amor".
Marisa Paredes
Autor: Assessoria de Imprensa