Defesa Civíl

Operação Verão mostra bons resultados com prevenção

Data da publicação: 07/01/2022 10:23:02

Imagem: Prefeitura

A equipe da Defesa Civil de Campo Limpo Paulista trabalhou, durante todo o ano de 2021, na criação do PLANCON - Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil. O documento é inédito no município e tem como objetivo identificar e monitorar situações e áreas de risco para deslizamentos, inundações e, além disso, estabelece os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos direta ou indiretamente na resposta a emergências e desastres relacionados a estes eventos naturais. 

A criação deste plano, aliada a outras ações da Defesa Civil e Meio Ambiente, como criação do núcleo de voluntários nos bairros e também a criação de um comitê permanente trouxeram resultados positivos que já podem ser observados este mês, período de grandes chuvas e temporais. O monitoramento realizado para a elaboração do plano de contingência apontou que a maioria das ocorrências eram de quedas de árvores, pois a cidade conta com 80% de áreas arborizadas. De imediato, a Secretaria de Meio Ambiente atuou na prevenção, supressão e diagnóstico das árvores. “Essa ação, sem dúvida, foi essencial para que tenhamos diminuído consideravelmente o número de ocorrências envolvendo árvores durante o período chuvoso”, diz o Coordenador de Defesa Civil do município, Thiago Schiavinato Novak. Só em 2021 foram realizados cerca de 1.200 serviços executados em árvores.

Outra ação fundamental foi a instalação de um pluviômetro automático, instalado na Rua Borborema, em Botujuru, bairro considerado área de risco 4, por conta de deslizamentos de encostas, fossas irregulares, entre outros fatores. O pluviômetro consegue fazer uma atualização de dados exata. Uma vistoria de campo é necessária a partir da medição de milímetros de chuva em cada região da cidade.

Lembrando que a cidade também tem o selo da Organização das Nações Unidas (ONU) de cidade resiliente. Isso quer dizer que a cidade tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e de maneira organizada prevenir que vidas e bens sejam perdidos, por meio da preservação e restauração de suas estruturas básicas e funções essenciais.

A equipe passou também por treinamentos no Instituto de Pesquisa Tecnológica, Defesa Civil do Estado de São Paulo e com o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar. Em caso de emergências acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou pelo WhatsApp (11) 9 7549 8743.

Autor: Departamento de Comunicação

Imagens