Desenvolvimento Social
Bolsistas do Ação Cidadão participam de oficinas técnicas
Data da publicação: 03/06/2022 13:49:05

O programa ‘Ação Cidadão’, criado em 2021 pela gestão municipal em substituição à antiga Frente de Trabalho, tem como objetivo recolocar pessoas desempregadas no mercado de trabalho, capacitando e oferecendo uma bolsa auxílio.
São três tipos de bolsa, ampliando a prestação de serviços e modernizando a forma de atuação: um salário mínimo nacional vigente para os contratos por 8 horas diárias; 75% de um salário mínimo nacional vigente para os contratos por 6 horas diárias; ou 50% de um salário mínimo nacional vigente para o contrato por 4 horas diárias. Os bolsistas contam, ainda, com auxílio-transporte, uniforme e seguro de vida.
No mês de maio, a Secretaria de Assistência Social começou a ofertar oficinas técnicas para os bolsistas. A primeira tratou sobre jardinagem, pintura, barbearia e limpeza predial, que já estão em fase final.
Segundo Fabiano Andrade, responsável pelas oficinas, o saldo é positivo. “O feedback que estamos recebendo é muito positivo. Temos o objetivo de abrir portas para que eles possam não só se qualificar, mas ter a possibilidade de empreender”, afirmou.
O Professor Adriano Alves da Silva, está cuidando das oficinas de limpeza predial e acredita ser muito importante entender como se usa os produtos, tanto químico quanto hospitalar. “A gente tem procurado trabalhar em cima da experiência que eles já têm, trazendo orientação sobre o uso dos produtos utilizados na empresa. Sinto que há uma motivação dos participantes nas oficinas e isso é muito gratificante”, destaca o professor.
Atualmente o projeto tem coordenação de Marlene Baia e Sandra R. Freitas e tem mais de 200 pessoas atuantes. Uma outra oficina já começou na última sexta-feira (03), agora voltada para manutenção de celulares.
Autor: Assessoria de Imprensa