Desenvolvimento Social

CAPS de Campo Limpo promove palestra para educadores físicos

Data da publicação: 05/07/2021 17:40:24

Imagem: Prefeitura

A Prefeitura de Campo Limpo Paulista, em parceria com CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), realizou na manhã de hoje (05), uma palestra sobre saúde mental de crianças e adolescentes. Os convidados da vez foram os educadores físicos do município, que através desse encontro, se preparam para o retorno presenciais das atividades físicas com os jovens, que está previsto para que seja no segundo semestre.

Dentre os assuntos discutidos, a depressão e síndrome do pânico entre crianças e adolescentes, tiveram destaque. A pandemia de Covid-19 pegou a todos de surpresa e ninguém teve tempo de se preparar para enfrentar as consequências de uma doença desconhecida. Alguns sintomas deixam claro os sinais de alerta e a perda do paladar é uma delas, afinal, é comum que em crianças e adolescentes depressivos percam o interesse e gostos por coisas que antes davam prazer.

A médica atuante em psiquiatria pelo CAPS de Campo Limpo, Ana Paula Gonçalves de Mendonça, ilustrou na palestra uma situação para preparar os educadores no retorno das atividades presenciais e salientou a importância de prestar atenção em cada situação. “Um dos sintomas entre crianças e adolescentes com depressão, também é a falta de prazer no que tinha antes, por exemplo, o prazer de comer um bolo que antes gostava. Se acontecer de algum aluno dizer que não sente o sabor do bolo, pode não ser um sintoma de Covid, mas sim depressão”, diz Ana Paula.  

Professora preparada

A educadora Laís de Matos Souza, aprovou a palestra e agora se sente mais segura com o retorno presencial. “A palestra foi muito interessante! Os assuntos abordados servirão não só na minha carreira profissional, quanto na minha vida pessoal. Agora me sinto mais segura e preparada para o retorno das atividades presenciais e para lidar com cada um deles ", pontua Laís.

Autor: Departamento de Comunicação

Deixe um Comentário