Desenvolvimento Social

Prefeitura faz integração para nova turma do Ação Cidadão

Data da publicação: 05/11/2021 20:15:34

Imagem: Já são mais de 200 pessoas no programa que tem como objetivo dar novas oportunidades para quem hoje, não consegue uma recolocação formal no mercado de trabalho

A Prefeitura de Campo Limpo Paulista promoveu, na quinta-feira (4) a integração de mais 45 moradores de Campo Limpo Paulista no programa Ação Cidadão - criado este ano pela gestão municipal, em substituição da antiga Frente de Trabalho. Hoje, já são mais de 200 bolsistas no projeto, espalhados em diversos setores, de acordo com o perfil de cada um. “Mas a ideia é contribuir para uma cidade melhor e , em contrapartida, damos uma nova oportunidade profissional”, disse o prefeito Dr. Luiz Braz, que fez questão de fazer o acolhimento e entrega de uniformes.

A grande maioria dos bolsistas vai ajudar a construir uma cidade mais bonita e sustentável, compondo a equipe do Meio Ambiente e uma delas é a Miriam Martins de Moura, 58, que está empolgada para iniciar. “Preciso muito deste emprego e essa oportunidade veio em uma boa hora.”

Dr. Luiz disse que o programa quer colocar o cidadão em ação, através de cursos de qualificação profissional, mas também preza o aspecto social, melhorando a autoestima e a capacidade produtiva. “A cesta básica acaba antes do final do mês. O que queremos aqui é que, no futuro, vocês consigam estar inseridos no mercado de trabalho, se virando para conseguir o próprio sustento”.

Regiane Aparecida dos Santos Pinheiro, 47, é formada em artes visuais e pós graduada em neuropsicopedagogia. Mas, neste tempo, o programa foi uma porta que se abriu. “Este programa foi uma benção na minha vida e uma luz no fim do túnel. Ainda dá a oportunidade de qualificação para a gente, então, eu só tenho a agradecer!”

Participaram da integração os gestores Vera de Lourdes Gonçalves, Neive Noguero e Cleber Lima, além da assistente da Secretaria de Saúde, Paula Pires.

Conheça o projeto

Para fazer parte do programa é preciso ter idade mínima de 18 anos; desempregado há, no mínimo, seis meses -  desde que não seja aposentado, pensionista beneficiário da previdência social -; não estar recebendo seguro desemprego ou qualquer outro programa assistencial equivalente. É necessário, ainda, que comprove ser morador de Campo Limpo Paulista há, pelo menos, um ano.

São três tipos de bolsa auxílio: um salário mínimo nacional vigente para os contratos por 8 (oito) horas diárias; 75% (setenta e cinco por cento) de um salário mínimo nacional vigente para os contratos por 6 (seis) horas diárias; ou 50% (cinquenta por cento) de um salário mínimo nacional vigente para o contrato por 4 (quatro) horas diárias.

Os bolsistas ainda têm auxílio-transporte; cursos de qualificação profissional e/ou alfabetização; uniforme e seguro de vida.

Autor: Departamento de Comunicação

Imagens