Meio Ambiente

Prefeitura alerta para o desperdício de água durante estiagem

Data da publicação: 18/08/2021 16:55:27 - Data da atualização: 18/08/2021 16:55:27

Imagem: A média de consumo sugerida pela ONU é de 110 litros/dia por pessoa. No Brasil, o desperdício tem chegado a 200 litros/dia

Nesse período de estiagem, o consumo de água nas residências de Campo Limpo Paulista tem aumentado, de acordo com a Defesa Civil do município. Sem chuva, o nível do reservatório está cada vez mais baixo. Se essa situação se agravar, o abastecimento pode ser prejudicado resultando na falta de água para população campolimpense e também para população varzina, afinal, a estratégia calculada em Campo Limpo Paulista oferece abastecimento até a cidade de Várzea Paulista. Por isso, a Prefeitura alerta para a economia de água.

O nível do reservatório normal de Campo Limpo Paulista, é de 383 L/s, de acordo com dados da SABESP, confirmados pelo gestor do Meio Ambiente da cidade, Neive Noguero. “Neste período de estiagem registramos 302 L/s, o que representa uma cota muito abaixo do que deveria ser registrada nesse período”, alerta o gestor. 

O reservatório de água da Sabesp de Campo Limpo Paulista tem o sistema de abastecimento responsável por levar água para 53.593 mil residências, sendo 22 mil para munícipes de Campo Limpo Paulista e 31.593 mil para os de Várzea Paulista, totalizando 201.437 pessoas, segundo dados do IBGE. 

Ações

Na próxima quinta-feira, 19, haverá uma reunião com os membros do Comitê de Crise Hídrica, composto pelas cidades de Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista e SABESP, para avaliar ações e estratégias a serem tomadas. Mesmo com criações de sistemas de economia pelos profissionais, o comitê reforça que é preciso que a população também faça sua parte. Na região, por exemplo, além dos munícipes de Campo Limpo Paulista, os de Várzea Paulista também devem contribuir, pois o tratamento de água dessas duas cidades é do mesmo local. O uso consciente da água se torna imprescindível.

 

Veja alguns cuidados que devem ser redobrados neste período:

- Mantenha a torneira fechada ao lavar as mãos, escovar os dentes, fazer a barba e ao ensaboar a louça;

- Tome banhos curtos;

- Evite duchas de alta pressão;

- Adote dispositivos que ajudam na redução do consumo de água, como o arejador de torneiras;

- No jardim, evite regar as plantas nos horários de sol forte;

- Use a vassoura para limpar o quintal, a calçada;

- Use um balde e um pano para limpar o carro.

- Preste atenção e conserte eventuais vazamentos na sua casa

Autor: Departamento de Comunicação