Saúde

Ações marcam Novembro Azul em Campo Limpo Paulista

Data da publicação: 08/11/2021 11:02:39

Imagem: Cidade programou atividades voltadas à campanha mundial que alerta para a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Assim como o mês passado foi marcado por ações do Outubro Rosa na cidade, neste mês, Campo Limpo Paulista, terá atividades em função do Novembro Azul. A campanha mundial alerta para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, tipo mais comum a atingir os homens. A campanha começou a ser falada no Brasil, apenas em 2008, mas o assunto é pertinente.

Rubens Barbosa, morador do bairro Vista Alegre, tem 60 anos e está em sinal de alerta. Desde o ano passado, quando teve uma alteração no resultado do PSA (antígeno prostático específico), está mais atento do que nunca. "Tenho muitos amigos que têm preconceito em fazer os exames, acreditam que interfere na masculinidade. Acho isso uma besteira, eu levei um susto com resultado alterado, por isso, devo redobrar minha atenção. Perdi um cunhado por essa doença e um amigo também sofreu com o tratamento, então não tem desculpas para não se prevenir”, diz Rubens.

Francisco Lima Silva, também é morador do bairro Vista Alegre e completa na próxima segunda-feira (08), 53 anos. Há 13 anos realiza os exames anualmente e espera de presente um bom resultado como foram os anteriores. “Não custa nada fazer esses exames preventivos. A Prefeitura está aí para nos ajudar, o exame é fácil de marcar, não precisa de nenhum tipo de preparação e pode nos ajudar com uma vida longa e saudável. Eu tenho um filho de 30 anos e converso com ele desde já, para não levar a saúde na brincadeira”, afirma Francisco.

Autor: Departamento de Comunicação

Imagens

Publicidade