Saúde

Outubro Rosa começa com live sobre prevenção

Data da publicação: 30/09/2021 17:50:29 - Data da atualização: 30/09/2021 17:50:29

Imagem: Mutirão de consultas, orientações, palestras e passeio ciclístico integram o mês de conscientização para o controle do câncer de mama

Exames em dia, atividades físicas regulares e boa alimentação: essas são as orientações básicas que qualquer especialista da saúde recomenda para prevenção do câncer. Essas também são as ações do Outubro Rosa (mês de conscientização para o controle do câncer de mama), promovida pela Prefeitura de Campo Limpo Paulista.  A Abertura do evento será amanhã (sexta-feira, dia 1°), às 19h, com uma live transmitida através das redes sociais da Prefeitura, Facebook: https://bit.ly/3aIIoE4 ou Instagram: https://bit.ly/39GjaFp.

Durante a live, a diretora de Saúde Alynne Sousa e a médica ginecologista Ana Cecília, falam sobre prevenção e estratégias de enfrentamento dessa doença - Ana Cecília, inclusive, superou um câncer de mama. A mediação fica por conta da diretora de Comunicação Raíssa Busch.

Esse é apenas o primeiro evento de um mês recheado de atividades com exames de saúde, passeio ciclístico, caminhada e muito rosa, para chamar a atenção sobre a necessidade da prevenção. Acompanhe um resumo da programação. 

02 de outubro

No sábado (02), a equipe da Unidade de Gestão de Esportes junto com o grupo ‘Divas do pedal’, farão um passeio ciclístico. O circuito tem como destino o bairro Pau Arcado, com saída do Ginásio Nenezão às 7h e o percurso será de 12 km, contando com apoio da equipe da pasta. Antes da saída, os professores ministrarão uma aula de alongamento incentivando a prática de exercícios físicos. “Pequenos hábitos do dia a dia contribuem muito na prevenção de várias doenças. Praticar atividades físicas regularmente, além de controlar o peso traz tantos outros benefícios à saúde”, alerta a educadora física, Sara Salgado.

04 a 31 de outubro

Todas as UBS do município, durante os dias úteis de outubro, receberão por livre demanda, pedidos de mamografia e ultrassom transvaginal. As mulheres interessadas deverão procurar a UBS do seu bairro, para preencher um formulário de pesquisas e serão avisadas da liberação. 

23 de outubro - Dia D

No sábado (23), nas UBS São José, Botujuru e Ambulatório Central, haverá consultas e coletas de exames em livre demanda, das 8h às 14h. Não é preciso agendar consulta. Os profissionais de saúde farão um mutirão, para que além desses atendimentos as convidadas também recebam orientações de saúde da mulher. 

24 de outubro

A vida após o câncer significa voltar a realizar suas atividades e também fazer novas escolhas. E em prol a essa campanha, 200 munícipes, de todos os públicos, irão se encontrar em frente ao Ginásio Nenezão para a 'Caminhada Rosa', que tem como destino a praça da Bíblia. Essa ação, representa que a união dos amigos e familiares contribuem significativamente para o tratamento. Mais detalhes serão divulgados próximo à data. 

27 de outubro

Para fechar o evento com chave de ouro, nada melhor do que se exercitar. Na quarta-feira (27), a equipe da Unidade de Gestão de Esportes, reunirá os alunos do projeto ‘Caminhando com saúde’ para uma caminhada na pista do Centro Esportivo.

Autor: Departamento de Comunicação

Publicidade