Saúde

Prefeitura promove 10ª Semana do Bebê

Data da publicação: 30/07/2021 10:50:37

Imagem: Prefeitura

A Semana do Bebê é uma das principais estratégias da Prefeitura de Campo Limpo para assegurar a atenção adequada às crianças de até três anos de idade. Tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade, tanto para a gestão, quanto para o Comitê Gestor Regional do Programa SP pela Primeiríssima Infância (SPPI). E, entre os dias 02 a 08 de agosto, a Prefeitura e o Comitê farão uma programação interativa que abordará diversos assuntos relacionados ao desenvolvimento dos bebês. 

A cidade anfitriã escolhida para essa 10ª edição foi Itatiba, que irá inaugurar o evento na segunda-feira, 02, às 10h com transmissão pelo YouTube, através do link https://bit.ly/3f4t9HP. A abertura da Semana do Bebê contará com as participações especiais das Secretarias de Educação de Campo Limpo Paulista e Itatiba e com os profissionais representantes do programa: Primeiríssima Infância de Campo Limpo Paulista. Nesse primeiro dia, será apresentado um vídeo da nutricionista da Secretaria de Saúde de Campo Limpo, Flávia Saito, com orientações sobre alimentação e amamentação.

Na terça-feira, 03, o Assessor Técnico Pedagógico de Educação Física, Leandro Medeiros, irá passar sugestões de exercícios para fazer com os bebês. Já na quarta-feira, 04, a gestora da Creche Vanda Velasco, Joeliane Teles, vai levar as famílias para viajar em outra dimensão, com uma manhã de Contação de Histórias. 

Dando sequência, na quinta, 05, acontece uma  Sessão Cinema com bate papo reflexivo entre os profissionais da saúde e do Programa Primeiríssima Infância, sobre o filme ‘O começo da vida 1’. Nesse mesmo dia, as gestantes serão orientadas pela professora, Viviane Trevisan, com técnicas de pilates. 

Para a Psicóloga Escolar Michele Gutierres Ignacio, a Semana do Bebê é um grande momento para se pensar em políticas públicas destinadas aos bebês e às crianças pequenas. “Todo movimento que mobilize os adultos (famílias e profissionais das diferentes áreas de atuação e das diferentes Secretarias), para uma reflexão mais profunda sobre este assunto, é sempre bem-vindo e favorece cuidados de qualidade nos primeiros anos de vida que são essenciais para garantir seu desenvolvimento integral”.

Michele é também a Articuladora e Membro do Comitê das Políticas Integradas pela Primeira Infância de Campo Limpo Paulista, e ressalta a importância do evento, “Todas as atividades foram planejadas para gerarem força, evidência e prioridade para essa fase tão importante que é o começo da vida e para a construção e execução de políticas públicas voltadas para esse público”.

Alerta de segurança

Para fechar a semana com chave de ouro, as técnicas socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Itaguaçu Moreira Pinto e Nair Santos Soares Pacheco, vão orientar como se deve agir em casos de engasgamento, situações de risco como choque, quedas, queimaduras e envenenamento. Afinal, segundo os dados do Ministério da Saúde, a sufocação ou obstrução das vias aéreas é a primeira causa de morte acidental de bebês até um ano de idade, e a preparação da família para esses primeiros socorros, são essenciais para salvar vidas.

Dia dos pais

Já não é de hoje que sabemos tamanha importância da figura paterna na vida de uma criança. Isso contribui significativamente tanto para o desenvolvimento cognitivo quanto para o social, e aproveitando a importância de falar sobre esse tema e juntar com a comemoração do dia dos pais, 08 de agosto, uma dinâmica será proposta aos papais de plantão, com o desafio “Velozes e Carinhosos”, também virtualmente.

Fazendo bem e bonito!

Campo Limpo Paulista, além de promover diversas ações para a 10ª Semana do Bebê, foi a cidade escolhida para organização do III Congresso Regional do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância. O evento acontecerá no final do ano, em 27 de novembro, mas desde já a Prefeitura, em parceria com a Primeiríssima Infância do município, vem realizando ações. 

Autor: Departamento de Comunicação

Deixe um Comentário