Saúde

Prefeitura promove ações de combate à hipertensão

Data da publicação: 25/04/2022 16:11:53

Imagem: Dia nacional de prevenção à doença é amanhã, 26 de abril

A Prefeitura de Campo Limpo Paulista, por meio da Secretaria da Saúde e da Unidade de Gestão e Esporte, promove amanhã, 26 de abril, ações de combate à hipertensão, por conta do Dia Nacional da Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.

Profissionais dessas pastas estarão no Ginásio Nenezão aferindo a pressão arterial dos munícipes, auxiliando com alongamento e aplicando uma técnica terapêutica de auriculoterapia, além de oferecer orientações sobre o problema, formas de prevenção e mudanças no estilo de vida para ajudar no tratamento. As atividades serão oferecidas para todo o público e em dois períodos, das 7h às 9h e das 17h30 às 20h, ambos turnos com as mesmas propostas. Exceto a auriculoterapia que será ofertada apenas pela manhã. 

“É um assunto importante e que acomete muitas pessoas, que muitas vezes nem sabem que tem o problema. Por isso, a ação é para auxiliar e conscientizar sobre a importância dos cuidados preventivos”, explicou a Secretária de Saúde, Alynne Sousa.

Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia mostram que 30% da população do país (quase 64 milhões de pessoas) têm hipertensão. E no município de Campo Limpo Paulista, as pessoas atingidas pela doença podem utilizar os serviços das Unidades Básicas de Saúde (UBS) que oferecem todos os cuidados necessários, como acompanhamento médico, aferição da pressão arterial, entrega gratuita de medicamentos – quando receitada - a fim de evitar hospitalizações e outras complicações. 

Prevenção 

De acordo com o Gestor de Esportes Cleber Ulisses, nada melhor do que o tratamento constante nas UBS ou do atendimento emergencial nos hospitais, a prevenção dessa doença é possível através de uma boa qualidade de vida, evitando estresse, tendo uma boa alimentação e acima de tudo, praticando atividades físicas regularmente.

“Trabalhamos com muito empenho para proporcionar à população mais qualidade de vida e bem-estar. Em diversas campanhas que existem no decorrer do ano, estamos sempre em parceria com a Secretaria de Saúde, oferecendo orientações básicas sobre como praticar atividades físicas, além de acompanhamento técnico e específico, direcionando para as atividades que oferecemos diariamente. Exercícios são essenciais para uma vida melhor e mais saudável”, afirma o gestor.

Sintomas

Como a doença nem sempre dá sinais de ocorrência, alguns dos sintomas demonstram que ela está em estágio avançado. Dores de cabeça frequentes, falta de ar, visão embaçada, zumbido no ouvido e tontura são as mais comuns. Nesses casos, é recomendável que procure a emergência. No município, o Hospital das Clínicas fica na Avenida Alfried Krupp, 1200 - Jardim Europa.

Autor: Assessoria de Imprensa

Publicidade