Saúde

Prefeitura promove ações de prevenção contra a tuberculose

Data da publicação: 18/03/2022 14:39:00

Imagem: Divulgação Prefeitura de Campo Limpo Paulista

A Prefeitura de Campo Limpo Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, promove, durante o mês de março, uma série de atividades com o objetivo de prevenção contra a tuberculose. As atividades começam a partir desta sexta-feira, 18 de março e se estendem até o dia 25, um dia após a data que marca o Dia Mundial contra a tuberculose (24). O objetivo da ação é conscientizar a população sobre a importância do tratamento, além de repassar orientações para prevenção e diagnóstico precoce da doença.

Nos dias 23, 24 e 25 de de março, acontecem palestras de orientação sobre a doença, abertas à população. No dia 23 às 9h a palestra é na UBS São José. Já no dia 24, no mesmo horário, o encontro será em quatro UBS’s: Jardim Europa, Central,  Botujuru. e Vera Regina. O encerramento acontece no dia 25 de março às 9h na UBS Parque Internacional, na Rua Dama da Noite, 100. 

De acordo com a Secretária de Saúde, Alynne Sousa, a medida é de extrema importância, visto que a tuberculose é uma doença infecciosa, altamente transmissível e que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer nos gânglios, rins, ossos, meninges e outros locais do organismo, podendo levar a óbito, se não tratada.

“A nossa intenção enquanto profissionais da saúde é a divulgação e conscientização sobre os principais sinais e sintomas da doença, para que casos sejam descobertos precocemente e também desmistificar pré-conceitos relacionados a doença”, afirma Alynne.

O principal sintoma é a tosse por mais de três semanas, além de emagrecimento acentuado, febre, sudorese noturna, cansaço excessivo, falta de apetite, palidez e rouquidão. Para sua prevenção, é aplicada a vacina BCG em crianças, a qual previne somente a forma grave da doença. Caso o paciente apresenta sintomas, é necessário procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para tratamento. E quanto antes a pessoa com tuberculose for tratada, mais simples a sua cura.

Autor: Assessoria de Imprensa

Publicidade