Saúde

Prefeitura reforça ações de combate à tuberculose

Data da publicação: 07/01/2022 10:38:15

Imagem: Prefeitura

Todo mundo sabe que a tuberculose, doença que antigamente foi considerada uma ‘peste branca’, hoje está controlada com grande redução de mortalidade e incidência. Mas a equipe de Saúde da Prefeitura de Campo Limpo Paulista alerta os munícipes para que fiquem atentos. “Apesar dos casos serem baixos, houve um aumento de uns tempos pra cá e é importante lembrar que a tuberculose é uma doença infecciosa que mais mata jovens e adultos, ultrapassando o HIV/AIDS”, comenta a Secretária de Saúde Alynne Sousa. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, no Brasil, são notificados aproximadamente 67 mil casos novos e ocorrem 4,5 mil mortes em decorrência da doença (13 brasileiros morrem em média todos os dias por tal).

A tuberculose pode acometer uma série de órgãos e a  apresentação na forma pulmonar é a mais frequente, como também, a mais relevante para a saúde pública. E, por conta da pandemia pelo Coronavírus, os sintomas podem causar confusão e mascarar a causa-raiz. Por isso, a Secretaria de Saúde do município reforça ações de combate à doença com testagem nas Unidades Básicas de Saúde.

Precaução

Caso você tenha tosse, emagrecimento considerável, suor noturno, febre ou fraqueza por mais de 3 semanas, é recomendado procurar imediatamente o Posto de Saúde para realização de exames  para investigação. “A principal causa de evolução desfavorável por tal patologia é o diagnóstico tardio, pois muitas vezes os pacientes demoram para buscar atendimento médico e assim, o tratamento é atrasado”, alerta a equipe de saúde.

A tuberculose tem cura!

Caso o diagnóstico seja confirmado, é importante lembrar que a tuberculose tem cura. Seu tratamento é simples e fornecido de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Autor: Departamento de Comunicação

Publicidade