Saúde

Surto de gripe aumenta em 700% atendimento no HC

Data da publicação: 22/12/2021 09:06:45

Imagem: Nem nos picos da pandemia hospital chegou a atender 250 pacientes em um dia. É preciso evitar aglomerações e cuidar da prevenção, alerta Secretaria de Saúde

O surto de gripe que já atingiu diversas cidades do país, chegou a Campo Limpo Paulista e foi responsável por um aumento de 700% no atendimento do Hospital de Clínicas. Com sintomas muito parecidos com a Covid-19, o vírus H3N2 é facilmente transmitido de pessoa para pessoa, através de gotículas expelidas pela tosse, espirro ou fala. A Secretaria de Saúde alerta para a necessidade de distanciamento e prevenção, pois nem nos maiores picos da pandemia o HC chegou a esses números de atendimento.

Para atender a demanda, a Secretaria de Saúde solicitou à Organização Social responsável pela gestão HC, a contratação imediata de médicos para agilizar o atendimento no setor Covid (que hoje fica na Emergência). “De 30 pacientes, em alguns dias, passamos a registrar uma procura de 240 ontem (dia 20). Temos que agir de forma rápida para que o paciente não seja exposto e evitarmos aglomerações”, fala a secretária Alynne Sousa.

Hoje (21), o atendimento na ala Covid já terá reforço no corpo clínico, com aumento da equipe. A Secretaria de Saúde orienta para evitar a população reuniões e aglomerações desnecessárias, tentando assim reduzir os índices de contágio, inclusive nas festas de final de ano, para evitar a proliferação do vírus. 

H3N2

Os sintomas mais comuns são picos de febre, dor de garganta, tosse, secreção nasal excessiva, dor de cabeça e no corpo e mal-estar intenso. Pode ter ocorrência de vômito e diarreia. Pessoas com o sistema imunológico comprometido, grávidas e portadoras de doenças crônicas também devem ficar alerta para se prevenir.

Para o tratamento, é indicado que a pessoa doente faça repouso, ingestão de bastante líquido e aposte em uma alimentação equilibrada e leve. O médico também pode recomendar o uso de medicamentos antivirais e outros que aliviam sintomas de dor e mal-estar. Os casos graves da doença podem necessitar de internação.

Além disso, ao apresentar sintomas dessa gripe, o ideal é que a pessoa se isole das demais por até seis dias e só saia de casa após a normalização da temperatura (em caso de episódios de febre). `Para se prevenir, use máscara e mantenha suas mãos limpas.

Autor: Departamento de Comunicação

Publicidade