Trânsito e Transporte

Bilhete temporal muda sistema de transporte

Data da publicação: 05/11/2021 20:22:29

Imagem: A mudança começa na segunda, 8 de novembro. Integração será feita em qualquer ponto de ônibus da cidade com cartão e bilhete terá duração de até 1h30

A Prefeitura de Campo Limpo Paulista anunciou que a partir da próxima segunda, 8 de novembro, haverá uma grande mudança no sistema de transporte, com a implantação do bilhete temporal. Para isso, os ônibus da concessionária Rápido Luxo Campinas, estarão adaptados para esse novo sistema, sendo que a leitura só pode ser feita pelo cartão da empresa, que é gratuito. “O sistema está em fase de testes. Toda grande mudança precisa ser avaliada e a população será orientada”, avisa a gestora de Trânsito e Transporte, Margarete Machado.

De uma forma resumida, o usuário fará a integração entre duas linhas (municipal ou intermunicipal) em qualquer ponto de ônibus - o terminal urbano terá as catracas livres. Para isso, pode usar o aplicativo Cittamobi, que indica os horários e os pontos mais próximos. Terá de fazer a integração em outra linha em até 1h30, não podendo retornar no percurso.

Não uso cartão de ônibus. Vou ter que pagar duas passagens?

A recomendação é que faça o cartão, pois é gratuito. Sem o cartão, não é possível o sistema entender o período de tempo ou o seu trajeto, sendo então necessário o pagamento de duas passagens. O Cartão Comum é destinado ao público em geral e o cadastro também é feito no terminal central e na Rápido Luxo Campinas, basta estar munido de documento de identificação oficial com o número do RG e CPF. O Cartão Comum é entregue na hora. 

Mas continua integração no terminal?

Poderá continuar sendo feita, você sai de um ônibus e entra em outro. Mas lembre-se, isso pode ser feito em 1h30. As avaliações de sistema mostram que sempre esse período é suficiente para integração em todas as linhas. Mas o terminal será aberto, as catracas da ponte urbana estarão livres. Então, você pode fazer a integração nele ou em qualquer outro ponto de ônibus.

Qual o valor que eu posso carregar o cartão?

O cartão é gratuito (a primeira via). Você pode recarregar o valor que tiver disponível, não tendo valor mínimo, lembrando que é necessário o valor de pelo menos uma tarifa.

Vai ter aumento de passagem?

Esse ano, tanto a linha intermunicipal como municipal tiveram reajustes de preços, principalmente em função do aumento do Diesel, que interfere diretamente no preço da passagem. O ônibus municipal custa R$ 5,20 e o intermunicipal, R$ 6,20. Quem faz a integração para Jundiaí continua pagando $1,00 de diferença, como já acontece hoje. Mas atenção: precisa fazer uso do cartão.

Mas como eu sei qual o ônibus municipal e intermunicipal?

A Rápido Luxo Campinas, através de solicitação da Prefeitura, está diferenciando a frota municipal da intermunicipal, melhorando a visibilidade em qualquer ponto. Hoje, 33% da frota já foi adesivada.

O que melhora para o usuário?

O Departamento de Trânsito e Transporte vai continuar fiscalizando o sistema e ouvindo os usuários, podendo fazer cada dia mais adequações pertinentes à sua melhora. O objetivo é que a mudança torne a viagem mais rápida e sua locomoção mais curta.

Posso sair de casa e voltar para casa pagando só uma passagem?

Não, pois o sistema não permite o retorno, apenas pode ser usado em direção a outro destino.

Venho de casa e antes de pegar o ônibus para Jundiaí, quero pagar uma conta. É possível?

Sim, desde que não ultrapasse o tempo de 1h30. O tempo começa a contar quando você passa na catraca.

Então, entro pela porta de trás do ônibus para fazer a integração para Jundiaí?

Para Jundiaí as catracas no terminal vão continuar. Por isso, a necessidade de uso do cartão.

Uso vale transporte, vai mudar alguma coisa?

Você terá todos os benefícios dos demais usuários do sistema que possuem cartão. Terá 1h30 de percurso e poderá viajar entre duas linhas. Lembrando que deve sempre entrar pela porta da frente e passar pela catraca. Se você ainda não tem o seu, procure um dos locais de compra ou no site da operadora (www.rapidocampinas.com.br).

Sou estudante e tenho cartão escolar. O que muda?

Você terá todos os benefícios dos demais usuários do sistema que possuem cartão. Terá 1h30 de percurso e poderá viajar entre duas linhas. Lembrando que deve sempre entrar pela porta da frente e passar pela catraca.

Meu filho não estava indo para escola, agora ele tem direito ao cartão escolar?

O Cartão Escolar é destinado ao atendimento de estudantes matriculados nas redes de Ensino e garante um desconto de 50% em relação à tarifa vigente. O aluno precisa comparecer aos postos de atendimento da operadora, munido de RG e CPF, comprovante de residência e atestado de matrícula/frequência original e cópia. 

Onde posso fazer meu cartão?

O cartão pode ser feito gratuitamente nos seguintes locais: Terminal de Campo Limpo Paulista (Avenida Krupp s/n, Centro),  de segunda a sexta-feira, das 5h às 21h e aos sábados das 8h às 18h; ou na Garagem Campo Limpo Paulista (Avenida Dom Pedro, 1600, Jardim Guanciale), de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h e na sexta-feira das 8h às 16h.

Já tenho cartão, onde posso recarregar?

São 10 pontos de recarga à disposição dos usuários. Veja os endereços:

1.Foto Maker - Rua Edmundo Reis Frias Júnior, 182, casa 4, Conjunto Habitacional São José.

2.Lanchonete Almeida - Avenida Alfried Krupp, 20, Centro.

3.Mercado Aymore - Rua João Julião Moreira, 286, Vila Constança (Botujuru).

4.Padaria Brunella - Estrada da Bragantina, 1.558, Conjunto Habitacional São José.

5.Padaria Santa Maria - Rua Iara, 16, Loja 4, Jardim Santa Maria.

6.Parco Mercearia - Avenida Casa Branca, 2.430, Vila Constança (Botujuru).

7.Porto Papelaria e Informática - Rua Guatemala, 259, Jardim América.

8.Sistema Celulares - Avenida Adherbal da Costa Moreira, 196, Jardim América.

9.Sistema Celulares - Rua Nossa Senhora do Rosário, 151, Centro.

10.A Paulistana Magazine II - Rua Francisco Miguel, 205, Centro.

11.Farmácia Total Mais (Chamonix) - Avenida Adherbal da Costa Moreira, 274, Jardim Paulista.

Autor: Departamento de Comunicação