Trânsito e Transporte

Usuários do transporte coletivo terão acesso à internet

Data da publicação: 19/01/2022 09:28:15

Imagem: Rápido Campinas, em conjunto com a Prefeitura, faz investimento para dar mais comodidade aos usuários

A internet faz parte do dia a dia das pessoas e com ela é possível aproveitar o tempo de espera e/ou viagem para se informar com notícias, checar e-mails, assistir vídeos ou até mesmo interagir com amigos e familiares via WhatsApp, por exemplo. 

E, pensando em proporcionar mais comodidade, conforto e segurança para os usuários do transporte público em Campo Limpo Paulista, a Rápido Campinas,  em conjunto com a Prefeitura, faz um investimento e implanta, a partir do dia 20 de janeiro, uma tecnologia para acesso à internet sem fio de forma gratuita, agregando valor ao serviço prestado. Importante lembrar que a melhoria está em fase de testes e deverá ser aprimorada, caso identifiquem problemas.  Em caso de dúvidas ou necessidade de suporte técnico, o usuário deve entrar em contato pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) 0800 770 0481.

A novidade no transporte público é apenas uma das melhorias realizadas nos últimos meses entre a Prefeitura de Campo Limpo Paulista e a Rápido Campinas. A frota de ônibus foi, em 2021, ampliada e ganhou um novo design, com a bandeira e as cores da cidade, além do novo sistema integrado de transporte com o novo bilhete temporal, que possibilita a integração entre duas linhas (municipal ou intermunicipal) em qualquer ponto de ônibus em até 1h30, não podendo retornar no percurso.

Acesso fácil

Para acessar o wi-fi nos veículos com essa funcionalidade e ter acesso gratuito à internet é muito simples. O usuário deve seguir os seguintes passos:

  1. Ligar/ativar o wi-fi do celular, localizar e realizar a conexão na rede Rapido Campinas. O navegador abrirá automaticamente, conforme a configuração do smartphone. Se preferir, o usuário pode abrir o navegador e acessar o site www.rapidocampinas.com.br.   
  2. No primeiro acesso, ele deve escolher entrar por meio das suas redes sociais ou, se preferir, fazer um cadastro. O processo é bem simples e o usuário precisa apenas preencher os dados obrigatórios solicitados, marcar o termo de aceite e clicar em Cadastrar quando estiver dentro do ônibus;
  3. Pronto! Agora, toda vez que o Cliente quiser navegar, é só fazer o login na rede com o seu e-mail e a senha cadastrada. 

Observação: a legislação exige o cadastro dos usuários, conforme o Marco Civil da Internet (Lei Federal nº 12.698, de 23 de abril de 2014).

Outras melhorias 

Para auxiliar o usuário a escolher o melhor horário para se locomover, a Prefeitura em conjunto com a Rápido Campinas lançou, ano passado, o aplicativo Cittamobi. Os horários mostrados no app são precisos, pois os ônibus são monitorados por meio de um sistema de GPS. O aplicativo ainda permite marcar pontos e linhas favoritas para facilitar a navegação e mostra também os veículos são adaptados para cadeirantes.

Autor: Departamento de Comunicação