Mil Árvores para o Planeta

Uma nova cidade não se reconstrói sozinha, por isso, estamos recrutando moradores de Campo Limpo Paulista para se tornarem "Amigos do Meio Ambiente". Este novo Projeto de Arborização Urbana tem foco na participação popular e cada família que tiver interesse poderá plantar mudas de árvores apropriadas para calçadas.

 

O projeto tem duas fases, na primeira, a Prefeitura fará o plantio de árvores nativas, frutíferas e plantas com perfumes em algumas áreas públicas da cidade, como canteiros e pistas de caminhada.

 

Na segunda etapa, as famílias poderão solicitar o plantio de mudas de árvores apropriadas para calçadas. Se você tiver interesse, preencha o formulário aqui no site da Prefeitura (clique aqui), solicitando a Vistoria Técnica da Divisão de Apoio Ambiental (DAA).

Imagens

Conheça um pouquinho de cada árvore disponível para a população:


 

Aldrago- Miúdo (Pterocarpus violaceus)

Árvore brasileira, muito ornamental, de crescimento rápido e porte médio, suas flores são amarelas e exalam um perfume suave que é possível sentir de longe.

Araça amarelo (Psidium cattleianum)

Árvore brasileira, frutífera, de crescimento rápido, porte pequeno, frutos amarelado e pequeno com sabor parecido com goiaba, pode ser consumido in natura e são muito apreciada por aves.

Araça roxo (Psidium rufum)

Árvore brasileira, frutífera, de crescimento rápido, porte pequeno, fruto avermelhado e pequeno com sabor parecido com goiaba, pode ser consumido in natura e são muito apreciada por aves.

Aroeira-Pimenteira (Schinus terebinthifolius)

Árvore brasileira, também conhecida como Aroeira Mansa. Árvore de crescimento rápido, porte médio. Fruto alimentam pássaros e pode ser consumido in natura como condimento.

Aroeira Salsa (Shichinus mole)

Árvore brasileira muito ornamental e devido o formato da copa ela também é conhecida como Aroeira Chorão. Árvore de crescimento rápido, porte médio.

Babosa branca (Cordia superba)

Árvore brasileira muito ornamental pois suas flores brancas e vistosas contrastam com o verde escuro brilhante das folhas. Árvore de crescimento rápido, porte médio.

Canudo-de-pito (Senna bicapsularis)

Árvore brasileira, muito ornamental com floração abundante de cor amarela. Árvore de copa arredondada, de porte pequeno e de crescimento rápido.

Cassia Siamea (Senna siamea)

Árvore originária da Tailândia, também conhecida como Cássia de Sião. Árvore muito ornamental com flor amarela e porte médio.

Fedegoso-Manduirana (Sena macranthera)

Árvore brasileira, muito ornamental com floração abundante de cor amarela. Árvore  melífera, de copa arredondada, de porte médio e de crescimento rápido.

Feijoa (Feijoa sellowiana)

Árvore brasileira, frutífera também conhecida como Goiaba Serrana. Árvore de porte pequeno com fruto muito saboroso que alimentam pássaros e pode ser consumido in natura.

Fruto de sábia (Acnistus arborescens)

Árvore brasileira de pequeno porte. Seus frutos de coloração avermelhada servem de alimento para uma grande variedade de aves silvestres, principalmente para o Sabiá.

Goiabeira (Psidium guajava)

Árvore brasileira, frutífera de porte pequeno com fruto muito saboroso que alimentam pássaros e pode ser consumido in natura.

Grumixama (Eugenia brasiliensis)

Árvore brasileira, frutífera de porte médio com fruto muito saboroso que alimentam pássaros e pode ser consumido in natura.Frutos podem ser amarelo ou vermelho escuro.

Ingá rosa (Ingá vulpina)

Árvore brasileira de pequeno porte e de crescimento rápido. Também conhecida como Ingá de Flor Rosa. Árvore muito ornamental e melífera.

Ipê amarelo cascudo (Tabebuia chrysotricha)

Árvore brasileira, muito ornamental com floração abundante de cor amarela que se forma com a planta despida de folhas.

Ipê branco (Tabebula roseo•alba)

Árvore brasileira, muito ornamental com floração abundante de cor branca que se forma com a planta despida de folhas.

Mulungu-do-litoral (Erythrina speciosa)

Árvore brasileira, muito ornamental com floração abundante em forma de candelabro, de cor vermelho vivo e muito atrativa para beija-flores. As folhas são grandes em formato de losango que caem no inverno no período da floração.

Pessego do mato (Eugenia myrcianhes)

Árvore brasileira, frutífera também conhecida como Uvaia. Árvore de porte médio com fruto muito saboroso, de coloração alaranjada que alimentam pássaros e pode ser consumido in natura.

Pitanga (Eugenia uniflora)

Árvore brasileira, frutífera, de porte pequeno com fruto muito saboroso, de cor vermelha ou amarelada que alimentam pássaros e pode ser consumido in natura.

Quaresmeira (Tibouchina granulosa)

Árvore brasileira, muito ornamental com floração abundante de cor roxa. Árvore de porte médio com copa arredondada.

Sabão de soldado (Sapindus saponaria)

Árvore brasileira de porte médio com copa arredondada. Os frutos contem saponina que é uma substancia que serve para lavar roupa.

Sirarcito (Cojoba sophorocarpa)

Árvore originária do sul do México e América central. Árvore de porte médio, muito ornamental, flor esbranquiçada e levemente perfumada. Os frutos são do tipo vagem de cor vermelha e sementes pretas, aparentando um brinco, por isso também é chamada de Brinco de Índio

Urucum (Bixa orellana)

Árvore brasileira de porte pequeno com copa arredondada. As flores são branca levente rosadas. Produz frutos em cachos avermelhado muito vistosos. As semente possuem pigmentos avermelhado e pode ser consumido in natura como condimento.