Alunos da Creche Rosinha Ziviani colhem vegetais de horta orgânica

05 Abr 2018

Os alunos da Creche Municipal Rosinha Ziviani, no Jardim Santo Antônio, receberam a visita do prefeito dr. Japim Andrade na manhã desta quinta-feira (5), para colherem as hortaliças do projeto "Dias Mais Verdes". A ação do Departamento de Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Obras e Planejamento e Secretaria de Educação, leva às escolas a oportunidade dos alunos aprenderem a plantar e cultivar vegetais com a implantação de uma horta orgânica.

Para dr. Japim o projeto proporciona uma didática de vivência às crianças. "É muito bonito ver nossas crianças conhecendo os processos de plantio. Saber que os vegetais não vêm do mercado e sim que há todo um trabalho de cultivo ensina o valor da terra e engloba saberes interdisciplinares aos pequenos", disse o chefe do Executivo.

Durante a colheita, os alunos foram orientados por funcionários do Viveiro Municipal de Campo Limpo Paulista a como colherem as folhas. "Há técnicas que não agridem o solo e nem as plantas na hora de colher, o que é muito importante para manter o trabalho de cultivo", salientou Antônio Corrêa, responsável pelos processos de jardinagem no Viveiro Municipal.

Após os alunos colherem os vegetais, as hortaliças foram levadas à cozinha da escola, onde as merendeiras prepararam um suco verde com laranjas e couve. "Transformamos o que foi colhido em suco e, posteriormente, também serviremos em saladas na refeição. Eles participam e conhecem todo processo até consumirem", contou a diretora da Creche, Lidiane Cristina Fragoso.

MAIS - O projeto iniciou em 2017 com a implantação de horta piloto na EMEF Veredor José Poli de Oliveira Dorta, no bairro Vista Alegre. De acordo com a Secretaria de Obras e Planejamento, as próximas escolas que receberão o projeto, são: EMEI Dom Bosco, EMEF Vila Thomazina e EMEF Venâncio. 

Parte das mudas foram doadas pela empresa "Ervas Finas Horticultura" e outros comércios agropecuários da região.  

Esteve na colheita o diretor de Obras e Planejamento, Frederick Merten.



Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário