Benefícios de atividades físicas para idosos são tema de palestra

03 Out 2018

'Benefícios das Atividades Físicas' foi o tema da palestra ministrada pela professora Simone Pavan, para um público repleto de olhares e ouvidos atentos. A atividade, realizada no Centro de Convivência do Idoso, integrou a 'Semana do Idoso', que prossegue até sexta-feira (5).

A professora explicou à plateia um pouco sobre cada atividade disponível para o público com mais de 60 anos que frequenta o espaço, popularmente conhecido 'Conviver', como hidroginástica, musculação, pilates e alongamento, caminhada e jogos esportivos, como bocha, natação e vôlei adaptado. "Muitas pessoas têm problemas relacionados à pressão, triglicérides, colesterol. E as atividades físicas vêm como aliadas para promover melhorias na saúde."

Simone destacou ainda que o perfil dos idosos está mudando e, com isso, a expectativa de vida aumenta. "Eles estão incluindo as atividades físicas no cotidiano e isso é muito bom. A mortalidade dos idosos antes era com cerca de 70 anos e agora está em torno dos 80 anos."

Outro ponto abordado no encontro foi a alimentação saudável. "O ideal após determinada idade é comer menos, com mais qualidade. Se alimentem melhor, façam atividades físicas, deem risada, brinquem. Isso muda a vida da gente", finalizou a professora, que arrancou aplausos dos idosos.

Entre os presentes estava Iracema de Oliveira Coutinho de 74 anos, que já pratica diversos esportes. "É muito bom ouvir sobre esse tema, tão importante na idade em que estamos. Eu faço muita caminhada e não pego ônibus. Além disso, faço alongamento, pilates e dança. Já pratiquei corrida também." Assim como ela, Abigail Silveira da Rosa Paulo, de 81 anos, também é atleta. "Faço várias modalidades, como basquete, atletismo, dama e coreografia. São atividades muito importantes para a minha saúde."



Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário