Campo Limpo Paulista 53 anos: frente de trabalho protagoniza ascensão profissional de campolimpenses

22 Mar 2018

É com um sorriso no rosto que Euripedes Natal, de 57 anos, traduz sua felicidade ao completar dois meses no novo emprego, em uma multinacional. O campolimpense, que ficou desempregado de 2015 a 2016, encontrou em 2017 o programa Frente de Trabalho, da Prefeitura de Campo Limpo Paulista. A oportunidade foi um trampolim para algo maior em sua vida profissional.

"A situação em casa estava difícil. Só meu filho trabalhava e eu não conseguia arrumar emprego. Foi ai que soube da Frente de Trabalho e resolvi tentar", relata Euripedes.

Paralelo ao programa, a Prefeitura fornece aos trabalhadores cursos de informática e rodas de conversa sobre ética e cidadania, além dos atendimentos semanais com psicólogas e assistentes sociais. Durante o tempo que esteve na Frente de Trabalho, de junho de 2017 a dezembro do mesmo ano, Euripedes não perdeu tempo.

"Eu trabalhava na manutenção da cidade e tinha os cursos que me ajudavam a aprender cada dia mais. Nas rodas de conversa, era muito bom ouvir mais das histórias das pessoas e poder dividir a minha também", lembra.

Atual morador do bairro São José, ele hoje se emociona ao dizer que pode levar a família às compras. "Minha felicidade é levar minha esposa no mercado e ver todos os nossos compromissos em dia. Não tem gratidão que pague", finaliza o trabalhador.

Às vésperas do aniversário de 53 anos de Campo Limpo Paulista, completados no dia 21 de março, o protagonismo profissional dos cidadãos que passaram pela Frente de Trabalho ganhou destaque. "Nossa proposta com a Frente de Trabalho sempre foi dar à população oportunidade de renda, capacitação e opções para que essas pessoas deem novos passos rumo a uma vida mais digna", salienta o prefeito, dr. Japim Andrade.

OPERACIONAL - A Frente de Trabalho é um programa da Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos. Dos serviços operacionais realizados por meio do programa, de janeiro de 2017 a março de 2018, já foram mais de 1 milhão m² em limpeza e zeladoria de áreas públicas em todo município. O total equivale a 145 campos de futebol.

A capinagem chegou a 826 mil m² de limpeza nas laterais dos acostamentos e 320 mil m² de limpeza em margens de córregos. Ainda, 1.340 bocas de lobo e bueiros ganharam manutenção.

MAIS - Além disso, o programa Frente de Trabalho, que integra o projeto "Movimento Atitude", ficou em quarto lugar na premiação nacional "Progredir", do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). 

O "Movimento Atitude" é um projeto da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social que prevê a reinserção de pessoas no mercado de trabalho que tenham os seguintes agravantes: idade acima dos 50 anos; baixa escolaridade; egressos penitenciários ou com pouca capacitação.



Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário