Acessibilidade

Campo Limpo Paulista continua com campanha contra a Tuberculose

18 Mar 2020

Mesmo em meio à crise do coronavírus, a Secretaria de Saúde junto a Vigilância em Saúde realizam a intensificação de busca ativa para tuberculose nas unidades básicas de saúde (UBS) até 30 de março. O dia mundial em combate a tuberculose é 24 de março. 

Pessoas que apresentam tosse a mais de uma semana, febre baixa à tarde, falta de apetite e perda de peso têm de comparecer a UBS mais próxima de sua casa no horário de funcionamento para realizar o exame. 

Lembrando que a busca ativa é realizada durante o ano todo nas UBS.

Você sabia?

A tuberculose é uma das doenças mais antigas da humanidade. Ela é causada pelo Mycobacterium tuberculosis, ou bacilo de Koch. A tuberculose ataca principalmente os pulmões, mas pode atacar outros órgãos. Quanto mais comprometido o sistema de defesa da pessoa, maior o risco do bacilo se disseminar.

Como a tuberculose é transmitida?

A transmissão se dá pelo ar. Uma pessoa com tuberculose pulmonar pode transmitir a doença para outra pessoa por meio de tosse e do espirro.

Quais os sintomas da tuberculose?

- febre baixa, geralmente a tarde;
- tosse a mais de uma semana;
- fraqueza;
- suor noturno;
- emagrecimento;
- falta de apetite.

Como é o tratamento?

Se tiver tuberculose, a pessoa deve ser tratada o mais rápido possível para aumentar as chances de cura da doença e evitar que seja transmitida a outras pessoas. O tratamento dura no mínimo seis meses. Os comprimidos devem ser tomados diariamente na unidade de saúde sob supervisão de um profissional de saúde.

Como evitar a tuberculose? Mantenha ambientes arejados com muita entrada de sol para diminuir a circulação do bacilo da tuberculose.

Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário