CEAM: projeto que transforma vidas

28 Mar 2018

No meio da turma de aulas de zumba realizadas pelo Centro de Arte e Movimento (CEAM) São José é impossível não reparar na alegria de Benedito Lázaro Pereira, de 66 anos, que frequenta a modalidade, gratuita, três vezes por semana no ginásio do bairro. Ele conta que após perder a esposa, há quatro meses, viu na dança um horizonte, capaz de deixar os piores pesadelos para trás.

"Quando fiquei viúvo, minha vida ficou muito triste. Eu mal dormia, tinha sonhos horríveis. Depois que entrei na zumba, tudo mudou. Ficar parado em casa não está com nada", comenta ele, único homem em uma turma repleta de mulheres.

Assim como ele, Gisele Maria dos Santos, de 34 anos, viu nas aulas oferecidas pelo CEAM a chance de um novo passo. Ela faz caminhada, zumba e ginástica há cerca de dois anos e já emagreceu 16 quilos. "Eu tinha pressão alta e não tenho mais. As aulas são ótimas na minha vida."

A exemplo dos outros CEAMs da cidade, o São José tem diversas aulas gratuitas à população, como teatro, jogos de tabuleiro, breaking, flauta, artesanato, balé, desenho, entre muitas outras. Para as aulas de zumba e muitas outras modalidades ainda há vagas e os interessados podem comparecer ao local com cópia do comprovante de residência, documento de identidade e foto 3X4.

Hoje são 1876 pessoas matriculadas em todos os cursos da unidade, número superior às matriculas de 2017, que eram 1256. "A tendência  é aprimorar e ampliar esses espaços. É um projeto de sucesso, que superou nossas expectativas. Não existe coisa mais especial que ouvir um retorno positivo dos alunos", comenta o prefeito dr. Japim Andrade, que visitou o espaço nesta semana, ao lado do  secretário de Educação, Ronaldo Pereira, e da diretora do espaço, Gabriela Andressa da Silva.

Segundo o coordenador dos projetos especiais da Secretaria de Educação, Alessandro Silva Faconi, os cursos valorizam a população. "No caso da zumba, por exemplo, saem do sedentarismo e vão além. Conhecem novas pessoas e têm a autoestima elevada."

MAIS - Os CEAMs do município ainda têm vagas abertas para diversos cursos. Mais informações:

CEAM Botujuru - (11) 4812-4500
CEAM Monte Alegre - (11) 4039-1355
CEAM São José - (11) 4812-3400
CEAM Vila Ipê - (11) 4812-2950


   



Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário