Centro de Nefrologia abre as portas para pacientes

01 Ago 2018

Felicidade não faltou para a moradora do Jardim Santa Catarina, Vanda Pereira Andrade Leme, de 56 anos, na manhã desta quarta-feira (1º), durante a cerimônia de abertura do Centro de Hemodiálise 'Doutora Débora de Paula Castro', de Campo Limpo Paulista, realizada pelo prefeito Dr. Japim Andrade.  

Há dois anos, a paciente passa pela cansativa rotina da hemodiálise, com longas viagens até o local de tratamento. Com a abertura do Centro, que passará a fazer os tratamentos a partir desta quinta-feira (2), o cotidiano de Vanda, assim como o de outras 40 pessoas, ganhará mais agilidade e qualidade de vida. 

"Antes eu saía de casa 4h30 da manhã para voltar perto do horário do almoço. Agora consigo chegar ao local em cinco minutos de carro. É uma felicidade sem fim", comentou ela, que participou do café da manhã realizado para os pacientes e autoridades. 

O espaço foi inaugurado em 2016 sem a documentação necessária  para funcionamento. O prefeito Dr. Japim Andrade destacou todo o trabalho realizado pela administração para deixar a documentação em dia e, enfim, pleitear junto ao Ministério da Saúde a verba para funcionamento. "Era um sonho ver esse lugar atendendo a população e felizmente estamos aqui nesse dia para celebrar essa vitória. O trabalho para a regularização do espaço foi intenso", disse.

De acordo com o secretário de Saúde, dr. Luiz Ângelo Zanoti, o Ministério da Saúde fará o custeio do espaço com verba anual de R$ 6,4 milhões. Além dos pacientes de Campo Limpo Paulista, Centro de Nefrologia vai absorver a demanda da região, já que tem capacidade para atender até 150 pacientes. São 25 máquinas.  "Além dos procedimentos de diálise, o espaço funcionará também para atendimento ambulatorial, com consultas com nefrologistas."

Os pacientes já foram comunicados da disponibilidade do Centro de Nefrologia para os tratamentos e já estão em fase de transferência da unidade de origem para a nova unidade, em Campo Limpo Paulista. 

MAIS Participaram do evento pacientes, funcionários, secretários e diretores da Prefeitura , além do diretor da Clinefran,  empresa que fará gestão do espaço, Nilso Moreira. O prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, também esteve na abertura. Marcaram presença os vereadores Jurandi Rodrigues Caçula, Antônio Fiz Carvalho (Tonico), Paulo Pereira dos Santos (Paulinho da Ambulância), José Riberto da Silva e Valdir Arenghi. O pai da nefrologista homenageada com o nome do Centro, 'Doutora Débora de Paula Castro', Gevair Antônio Salgado de Castro e o irmão de Débora, Gevair Antônio Salgado de Castro Filho, também prestigiaram.


           


Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário