Acessibilidade

Cerca de 900 pessoas já realizaram exames na nova máquina de tomografia desde outubro

18 Dez 2020

A diretora do Hospital de Clínicas esteve relatando como funcionam todos os procedimentos:

  "O paciente é orientado quando chegar ao hospital em jejum de 4 horas antes do exame, e cada região do corpo tem um tipo de preparo. De acordo com a área a ser examinada poderá haverá ou não uso de contraste iodado na veia. Para isso é feito uma entrevista na qual o paciente informa um histórico sobre sua saúde, ou seja, se há alergias, doenças prévias, cirurgias, marca passo, pinos pelo corpo, medicamentos que usa etc. Essas informações ajudarão o especialista a interpretar de maneira mais eficiente o exame, além de evitar risco em sua realização."

   No momento do exame, junto ao equipamento, o paciente é orientado a deitar-se na mesa, que irá ser encaminhada pelo túnel, local onde que passa a radiação na região do corpo a ser examinada. Nesse momento, formam as imagens no computador, e, que serão posteriormente analisadas pelo médico radiologista.

  "O exame dura em torno de 10 minutos e o laudo médico será emitido no mesmo dia, em caso de urgência, ou alguns dias depois, casos eletivos. Os resultados da tomografia demonstram imagens típicas da doença, caso haja. No entanto, as imagens devem auxiliar o médico no diagnóstico clínico, juntamente com os resultados de exames laboratoriais."

Vale ressaltar que a tomografia ajuda no diagnóstico da população que está com suspeita de covid- 19.




Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário