Crianças do Monlevade conscientizam a população sobre uso responsável de energia elétrica

27 Out 2017

O uso consciente da energia elétrica foi o foco da ação realizada por alunos da EMEF Dr. Francisco Monlevade, em frente ao Paço Municipal, nesta sexta-feira (27), com a entrega de panfletos educativos à população. A iniciativa ocorreu por meio do projeto 'CPFL nas escolas: Com minha energia posso transformar o mundo', no qual educadores de escolas municipais foram capacitados para disseminar conceitos básicos de uso inteligente e seguro da energia elétrica, por meio de ações lúdicas interativas.

A economia de energia e mudança de hábitos foi trabalhada ao longo de três meses com as crianças. Foi realizada a leitura e análise das contas de energia da casa de cada aluno durante o período para identificar e comparar o consumo no inicio e após o trabalho de economia junto às famílias. "Aprendemos muito sobre não gastar energia em casa. Durante esse processo, vendi meu vídeo game. Estamos economizando cerca de R$ 100 por mês na conta", comentou Gabriel da Silva Neri, de 10 anos.

Assim como ele, Emily Romero Silva de 11 anos, também absorveu lições positivas. "Estou fiscalizando todos em casa. O objetivo é economizar e também contribuir com a natureza." Vale lembrar que o trabalho em frete ao Paço foi feito sob supervisão de adultos.

Além de elaborar panfletos, a escola trabalhou ainda com vídeos, estudo de caso, cartazes, adesivos em locais estratégicos de consumo e uma mobilização que atingiu cerca de mil alunos. "As crianças são multiplicadoras do conhecimento e os pais têm comentado que eles estão levando o aprendizado para a casa", destacou a professora Patrícia Colona Cruz.

MAIS - A proposta também está sendo trabalhada nas EMEFs Oswaldo Grandizoli, Governador André Franco Montoro, Vila Thomazina, Joaquim Viscaíno Filho e Estância São Paulo de diversas formas, como workshops, plantio de mudas, produção de materiais educativos, entre outras.



Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário